Exclus?o no pedal Cicilistas femininas lamentam n?o poderem participar da Copa da Rep?blica

Renato Costa
Colabora??o*
25/01/2007

Em ano de Jogos Panamericanos, toda oportunidade de treinamento vale ouro, por isso os atletas se dedicam ao m?ximo para as provas de alto n?vel.

No caso das atletas femininas, uma grande oportunidade n?o poder? ser aproveitada. A quinta edi??o da Copa da Rep?blica de Ciclismo que acontecer? no pr?ximo domingo, 28 de janeiro, n?o ter? a participa??o da categoria feminina. Apenas as equipes das categorias Elite Masculina e Sub-23 participar?o da prova.

Foto da ERIKA GRAMISCELLI A decis?o gerou insatisfa??o entre as ciclistas brasileiras. ?rika Gramiscelli (foto ao lado), campe? no circuito Estrada em 2006, diz que a medida ? um descaso com os profissionais. "N?o houve qualquer tipo de comunica??o da parte da empresa organizadora, nem esclarecimento de porque n?o poder?amos participar. ? uma falta de respeito com as atletas", desabafa.

Para a biker juizforana Roberta Stopa, a prova ? uma importante etapa na prepara??o para o Pan. "Essa ? uma prova de alto n?vel, em que atletas de todo o Brasil e at? algumas que moram no exterior v?m participar. ? realmente lament?vel", diz.

Explica??o

Foto de ciclista A equipe da ACESSA.com entrou em contato com a assessoria da empresa respons?vel pela realiza??o da prova, e de acordo com o assessor Marcelo Braga, a decis?o aconteceu pelo fato de a forma de disputa ter sido alterada. "At? o ano passado, a prova era individual. Neste ano, ser? por equipes, e n?o existem equipes femininas suficientes para poderem competir", explica.

O fato foi refutado por ?rika e Roberta, que disseram haver equipes no Brasil para competir. "Se tiv?ssemos sido avisadas com anteced?ncia, poder?amos ter nos preparado", reclama Roberta. "Na Copa Am?rica quase aconteceu o mesmo, tivemos que correr atr?s para garantir a nossa participa??o", diz Erika.

?rika diz que o fato n?o atinge somente as atletas, mas uma s?rie de pessoas. "Toda corrida ? uma vitrine, existem patrocinadores em potencial que podem vir a investir no atleta. Sem a corrida, at? o nosso pr?prio patrocinador fica desmotivado em investir", diz.

Roberta comenta que a situa??o ? um retrocesso. "Antes lut?vamos pelo direito de ter premia??o igual a categoria masculina, depois que conseguimos, ser? que teremos que lutar para participar das provas?"

As atletas de Bras?lia e regi?o pretendem realizar um protesto durante a corrida, pedalando algumas voltas ao lado dos homens.


A equipe da ACESSA.com tentou falar com a Confedera??o Brasileira do Ciclismo, mas at? o fechamento desta mat?ria n?o havia conseguido contato.

*Renato Costa ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora