*Bruno Luis Barros *Bruno Luis Barros 9/07/2014

World Cup Brazil 2014

Placar 7X1– a cereja de um bolo indigesto

copaNão foi dessa vez que o Brasil se tornou hexacampeão. Se por um lado o resultado vexatório, da partida contra a Alemanha, pôs fim ao sonho de muitos "brazucas", por outro, entrou para a história de uma forma "especialmente" negativa. O placar 7 X 1 pode ser encarado como um desastre futebolístico digno de entrar para o guinness book. Enfim, o que conseguimos de mais expressivo com a Copa? A exposição dos problemas sociais, econômicos e políticos. Falhamos na missão de mostrar que o Brasil não está fadado a ser, apenas, o país do samba; do carnaval; onde há belas mulheres e paisagens exuberantes, por exemplo. Embora tenhamos dado um "show" ao mostrar a falta de planejamento no trato da coisa pública, conseguimos surpreender a todos que apostavam no apocalipse da desordem, outrora, amplamente prenunciado pela mídia de um modo geral.

O amor ao meu país e a existência de uma realidade inconveniente me causa uma extrema dor no peito. Entretanto, motivo de vergonha maior é a corrupção, o estado da saúde pública e do nível da qualidade do ensino em muitos lugares do nosso país e, sobretudo, a existência de muitos brasileiros e brasileiras que vivem abaixo da linha de pobreza. Neste cenário, a derrota que sofremos por goleada, ainda que tenha sido vergonhosa, se tornou, apenas, a cereja de um bolo muito, mas muito indigesto. Apesar dos pesares, creio que o sonho de um Brasil melhor – não apenas no esporte, mas no campo social, político e econômico – sempre estará vivo, pois o povo brasileiro ainda mantém de pé sua característica mais marcante – a de ser guerreiro; um guerreiro que não desanima quando está diante de um problema, pois tem garra e sabe – me perdoe o clichê – que dias melhores virão. Na partida pela disputa do terceiro lugar cantaremos o hino nacional com a mesma força, garra, intensidade e, então, mostraremos ao mundo que os guerreiros nunca se abalam.

Publicitário e estudante de jornalismo


As opiniões devem ser enviadas para o email redacao@acessa.com, com identificação do internauta e telefone para contato. O Portal ACESSA.com reserva-se o direito de selecioná-las e editá-las para a publicação.

ACESSA.com - Placar 7X1? a cereja de um bolo indigesto