No caldeir?o do "Diabo" Tupi estr?ia em ?dson Passos e enfrenta um clube que quer voltar a ser grande

Guiilherme Oliveira
Colabora??o*
06/07/2007

O "Diabo" pode n?o ser mais aquele e o caldeir?o n?o assustar tanto. O campe?o carioca de 1913, 16, 22, 28, 31, 35 e 60 luta, agora, para ser grande novamente. Afastado da primeira divis?o do Campeonato Brasileiro desde 1988, o Am?rica do Rio de Janeiro recebe o Tupi, no est?dio Edson Passos, no Rio de Janeiro para a estr?ia na S?rie C do nacional.

Para trilhar novamente o caminho das gl?rias, o "sangue" conta com nomes experientes para voltar a incomodar no cen?rio nacional. Carlos Roberto, campe?o carioca pelo Botafogo em 2006 ? o treinador. Como diretor t?cnico de futebol, est? Jorge Vieira, foi ele quem treinava o Am?rica em sua ?ltima conquista estadual em 1960 quando a equipe americana derrotou o Fluminense no Maracan? por 2 a 1. O ex-goleiro Z? Carlos, que atuou durante muitos anos no Flamengo assumiu a Coordena??o de futebol.

"O objetivo imediato ? conseguir a vaga para a s?rie B e manter essa equipe para o Carioca de 2008. O Am?rica nunca se preocupou em disputar a s?rie C e hoje o clube sabe dessa import?ncia. Chegaram refor?os, mas ainda n?o estamos na forma ideal", diz Jorge Vieira, que, em seu extenso curr?culo como treinador, conta com o feito de ter levado a sele??o do Iraque para a Copa do Mundo de 1986.

Dentre os principais nomes do elenco americano est?o os experientes Valber, que teve passagens por Botafogo, Flamengo, Fluminense; Zada, ex-Vasco e Fluminense; e jogadores que t?m se destacado como o zagueiro Santiago e o lateral esquerdo Marcel.

Sem medo do caldeir?o
O treinador do Tupi, Z? Luis, est? confiante para a partida, e o fato de estrear fora de casa n?o o incomoda e muito menos o assusta.

"Estamos trabalhando para esse jogo h? mais de um m?s. Todos sabem da import?ncia dessa partida, temos que ter muita aten??o. Mesclamos jogadores experientes com mais novos e isso faz com a equipe v? tranq?ila para conseguir um bom resultado no Rio de Janeiro", diz o treinador, ap?s o ?ltimo coletivo.


*Guilherme Oliveira ? estudante do 6? per?odo Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora