Alexandre Ank est? entre os melhores do mundo Atleta exibe as medalhas conquistadas nos jogos Parapan-americanos, est? entre os 16 melhores do mundo e quer participar das Olimp?adas de Pequim

Guilherme Ar?as
Colabora??o*
21/08/2007

Com duas medalhas no peito, o mesatenista Alexandre Ank, desfilou pelas ruas de Juiz de Fora no carro do Corpo de Bombeiros (v?deo ao lado) nesta ter?a-feira, dia 21 de agosto.

Ao lado dos pais, Elisabeth Macieira Ank e Nei Rocha Ank, o atleta exibia orgulhoso o bronze (leia a mat?ria) e o ouro (leia a mat?ria) conquistados nos Jogos Parapan-americanos, disputados no Rio de Janeiro, este m?s.

Segundo o mesatenista, a "ficha ainda n?o caiu", apesar de o atleta j? pensar nas pr?ximas competi?es que disputa ainda este ano.

"Ainda tenho cinco competi?es, duas na Argentina, em novembro, e Alemanha, Cro?cia e Estados Unidos, em dezembro. Com o Parapan-americano eu consegui ficar entre os 16 melhores do mundo na minha categoria. Apenas os 30 melhores conseguem as vagas para Pequim, em 2008, e eu espero me manter nesse grupo", afirma.

Alexandre descansa em Juiz de Fora por 15 dias e, logo depois, j? retorna aos treinamentos. Em outubro, o atleta viaja at? Curitiba em busca de melhor preparo para as competi?es no final do ano e para a poss?vel participa??o nos Jogos Para-ol?mpicos, em Pequim.

A m?e de Alexandre, Elisabeth Ank, acompanhou o filho ao longo de todo o percurso do desfile, que saiu do centro da cidade e foi at? o bairro de Santa Luzia, onde mora o atleta. "Toda a fam?lia acompanhou o Alexandre nos jogos. Torcemos bastante e o bronze, pra mim, foi at? mais importante do que o ouro, j? que ele disputou sozinho. Mas comemoramos todas as vit?rias dele", se orgulha Elisabeth.

Antes da carreata, Alexandre recebeu uma placa de homenagem do prefeito Alberto Bejani. O prefeito garantiu que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) continua apoiando o atleta at? os Jogos Para-ol?mpicos, em 2008.

Os Jogos Parapan-americanos

A primeira medalha de Alexandre no Rio foi conquistada na categoria 4-5 individual. O bronze veio de virada, no quinto e decisivo set, diferen?a de quatro pontos sobre o mexicano L?on Coronado. Para chegar a essa medalha, o mesatenista disputou cinco jogos em um ?nico dia. Perdeu apenas um, contra o argentino Daniel Rodriguez.

A medalha de ouro veio nas disputas por equipe. Ao lado de Ivanildo Freitas e Ecildo de Oliveira, Alexandre subiu no lugar mais alto do p?dio. Nesse tipo de disputa, ocorrem jogos individuais e confrontos de duplas. A classifica??o de cada pa?s ? formada de acordo com as partidas ganhas pelos atletas.

Um pouco sobre a hist?ria do atleta

Alexandre Ank era jogador de futebol quando um acidente de carro fez com ele perdesse o movimento das pernas. Mas, isso n?o significou o fim de uma carreira esportiva que come?ou aos seis anos de idade."Sempre tive liga??o com o esporte". Desde de meados de 2002, ele vem se dedicando ao t?nis de mesa e j? conseguiu destaque nacional. (leia a mat?ria completa, clicando aqui)


*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo da UFJF