Presidente do Tupi garante j? ter oito contrata?es certas ?ureo Fortuna revela o nome de dois refor?os, confirma inten??o de parceira com grande clube brasileiro e diz que Galo deve ficar fora da Ta?a Minas

Thiago Werneck
Rep?rter
27/12/2007

A torcida do Tupi n?o v? a hora de saber quais v?o ser os jogadores que v?o defender o clube em 2008. Em entrevista exclusiva ? equipe da ACESSA.com, o futuro presidente do clube, ?ureo Fortuna, afirma que j? tem oito refor?os certos para temporada e espera que at? o dia 4 de janeiro 90% do plantel seja anunciado.

"Temos duas op?es para todas as posi?es em que o t?cnico Moacir J?nior pediu refor?os. Em todos os casos os jogadores j? aceitaram nosso convite, mas s? assinam contrato em janeiro. Para n?o frustrar o torcedor preferimos n?o anunciar os nomes, j? que alguns podem voltar atr?s na ?ltima hora", diz ?ureo.

Mesmo com essa preocupa??o, ?ureo, que assume o cargo de presidente na pr?xima semana, revelou dois atletas sondados e que devem refor?ar o elenco. "J? estamos acertados com a dupla de ataque que defendeu o Bahia, Itacar? e Renan. Mas fa?o a ressalva: eles ainda n?o assinaram contrato"

Sobre os jogadores que defenderam o Tupynamb?s em 2007, o presidente afirma que apenas dois deles interessam ao Tupi. "O treinador nos passou uma lista e nos pediu para negociar com o Reginaldo e Jean. Os outros nomes do time n?o foram sugeridos por ele e a princ?pio est?o fora de nossos planos", revela.

O t?cnico Moacir Junior pediu a diretoria a contrata??o de oito jogadores: tr?s zagueiros, um lateral esquerdo, um volante, um meia armador e dois atacantes. "Temos uma op??o A e uma B para todas as posi?es. Os nomes j? foram escolhidos, j? est?o apalavrados, mas vamos esperar eles assinarem contrato para revel?-los", refor?a ?ureo.

Foto do ?ureo Fortuna A parceria com algum grande time brasileiro tamb?m pode surgir em 2008. "Esse neg?cio de diretor sair para negociar com time de S?o Paulo n?o existe. Por coincid?ncia, estou conversando por telefone com o dirigente de um grande clube, mas ainda n?o o vi pessoalmente. Quando tiver certeza de que vai dar certo podemos anunciar uma parceria. Ela ainda ? embrion?ria e pode ser que n?o aconte?a", conta.

Apesar de n?o querer revelar o nome do clube com o qual mant?m contato, ?ureo deixa no ar uma pista. "Essa diretoria que vai assumir agora tem um ?timo relacionamento com o Fluminense. Vamos ver o que pode acontecer. Estamos esperando eles fecharem o plantel nesse in?cio de ano. Quem sabe algum jogador deles n?o possa ser aproveitado pelo Tupi", revela.

?ureo afirma que, por enquanto, certos no time est?o Marcelo Cruz, Fernando, Serginho, Edmar, Alan, Ademilson e os sub-20 Hugo, Marcel, Darlan, Toledo, Igor e Douglas Coutinho. "Silas, Gil, M?dson, Caetano, o goleiro Alan e outros nomes est?o em observa??o e ainda n?o assinaram contrato. O t?cnico vai apresentar um relat?rio deles ainda essa semana para avaliarmos se eles ficam", explica.

Finan?as do Clube

O pr?ximo presidente do Galo espera tomar posse, para avaliar a sa?de financeira do clube. "N?o tive acesso as contas ainda, n?o sei como est? nosso caixa. O que sei ? que os R$ 350 mil de direitos da transmiss?o televisiva do Mineiro 2008, j? n?o est?o no clube. Ningu?m sabe onde foram gastos. Essa quantia vai fazer falta", afirma.

Quanto aos patrocinadores, ?ureo lembra que muitos deles permanecem, mas ainda espera atrair um grande investidor para o clube. "Precisamos de dinheiro para trazer bons jogadores, caso a gente n?o consiga verba, fica dif?cil montar um bom time. Nosso departamento de marketing j? est? de olho nesses apoios", diz.

]Foto do ?ureo Fortuna A campanha para levantar a imagem do Galo Carij? vai ter o slogan: "Tupi: o time de Juiz de Fora". "Esse nosso lema n?o busca ofender o advers?rio, mas vai ser a bandeira carregada no in?cio do ano para mexermos com a rivalidade".

Sobre o projeto de Super Tupi, ?ureo descarta a id?ia. "O pensamento da diretoria ? parecido com essa proposta, mas n?o assumimos com nosso conselho compromisso de fus?o com outro clube".

A venda da sede do clube, no centro da cidade, tamb?m ? descartada. "Primeiro porque o Tupi tem d?vidas que impedem a venda. E hoje, a estrutura do clube est? sucateada e vamos fazer um projeto para os s?cios de revitalizar a sede e moderniz?-la. J? buscamos parcerias para isso".

As estrat?gias pontuais desse novo plano de marketing do Tupi n?o foram reveladas. ?ureo prefere anunci?-las junto com os refor?os, na pr?xima semana, in?cio de 2008, quando a sua equipe toma posse. "Nosso objetivo ? otimizar capitais corporativos para modernizar nosso patrim?nio. N?o queremos vend?-lo", refor?a.

A preocupa??o com a situa??o financeira, amea?a a participa??o do Tupi na Ta?a Minas Gerais 2008. "Fomos muito bem, ficamos com a vaga da s?rie C, mas ? uma competi??o que d? preju?zo. O clube n?o tem retorno financeiro nenhum. N?o posso implantar um projeto suicida no clube para disputar tudo. Acho dif?cil disputar essa competi??o em 2008", alega ?ureo.

Presidente comenta o 2007 do Galo

O pr?ximo presidente do Tupi, considera que 2007 foi um ano positivo para o clube. "Fizemos uma vitoriosa campanha com quarto lugar no Mineiro e poder?amos avan?ar mais. Mas tivemos um bom time". J? na S?rie C, para ?ureo, o erro foi montar a equipe ?s pressas. "J? sabia que n?o ia ter sucesso, com pouca prepara??o em uma competi??o dif?cil o resultado s? poderia ser esse", lamenta.

Apesar do vice-campeonato da Ta?a Minas, o pensamento inicial da diretoria ? disputar competi??o de 2008 com o time juniors. "Podemos disput?-la sem um compromisso com o resultado, ? certo que essa competi??o vai ser melhor avaliada".

Para essa temporada, a maioria do plantel est? assinando contrato de seis meses com o Tupi e por isso ficam garantidos apenas para o Campeonato Mineiro 2008.