Juiz de Fora ? a capital nacional do Muay Thai Semin?rio de porte mundial torna cidade refer?ncia em artes marciais e franquia de academia internacional deve chegar ? JF

Thiago Werneck
Rep?rter
14/01/2008

Juiz de Fora se prepara para ser a capital brasileira do Muay Thai. A vinda de Tommy Harinck (foto abaixo), filho de Thom Harinck, ? cidade pode marcar uma nova era das artes marciais em toda regi?o. O objetivo da visita dos lutadores, todos refer?ncia mundial em K-1, ? abrir uma franquia da academia com m?todo Chakuriki em Juiz de Fora.

Para o jornalista especialista em artes marciais, Marcelo Estrela a franquia pode tornar a cidade o centro das aten?es dos melhores lutadores brasileiros. "Uma academia desse porte, com a marca de Harinck ? algo extraordin?rio e vai atrair lutadores de todo Brasil. Pela sua posi??o geogr?fica, Juiz de Fora, tem tudo para se tornar uma cidade refer?ncia no K-1", acredita.

Segundo ele, o K-1 ? hoje, considerado um torneio de artes marciais mais importante do mundo e Tommy Harinck ? o um dos melhores treinadores do mundo, mestre de dois atuais campe?es do torneio. "A diferen?a do k-1 para o Muay Thai ? que n?o s?o permitidas cotoveladas, mas no resto s?o caracter?sticas do boxe tailand?s", diz.

Tommy disse que sua vinda ao Brasil para abrir uma academia em Juiz de Fora. "O Carlos Silva vem mantendo contato com meu pai h? algum tempo e vim aqui para dar nosso semin?rio e preparar treinadores para abrirmos uma academia em Juiz de Fora", revela.

Foto de Tommy Harinck O interesse de Tommy ? realizar um interc?mbio entre atletas holandeses, uma das maiores pot?ncias do muay thai, e os brasileiros. "Pelo que vi no Rio de Janeiro h? quatro anos atr?s (at? ent?o sua ?nica visita ao Brasil) os lutadores daqui ainda est?o em baixo n?vel t?cnico, mas proponho essa troca de experi?ncias e acredito que os atletas daqui tem muito o que evoluir".

A franquia da academia chakuriki j? existe no Jap?o e foi id?ia do mestre e presidente da Federa??o Mineira de Muay Thai em Muay Thai Carlos Eduardo Nunes da Silva trazer seus idealizadores ao Brasil. "O boxe tailand?s ? uma luta muito dura, direito sai gente machucado, com ferimentos grandes. Esses lutadores que fazem chakuriki est?o sempre inteiros" .

Depois de perceber a estagna??o do muay thai, em Minas e em Juiz de Fora, Carlos passou a entrar em contato com Harinck, atrav?s de e-mails, para que ele visse ao pa?s e desse uma revitalizada no esporte. "Acima de 60 kg, os melhores lutadores de muay thai s?o os holandeses. Por esse n?vel t?cnico ? um sonho traz?-los para c?"

Foto de treino do Muay Thai Foto de treino do Muay Thai Foto de treino do Muay Thai
Foto de treino do Muay Thai Foto de treino do Muay Thai Foto de treino do Muay Thai

O treinador juizforano, admite que a id?ia ? abrir uma franquia chakuriki na cidade. "Esse ? um pensamento nosso e vamos avaliar tudo depois desse semin?rio. Eles n?o v?o passar nem um golpe em especial, mas a forma de treinar, isso muda um pouco. Al?m disso, abrimos as portas para trazer lutas de fora e movimentar o muay thai em toda cidade", afirma.

O semin?rio termina nessa segunda-feira, dia 14 de janeiro, em Juiz de Fora, e est? sendo realizado na academia Clube do Boxe. A vinda do Gr?o Mestre Thom Harinck era aguarda, mas seu filho foi quem compareceu. "Isto n?o tira o prest?gio do evento, j? que Thom est? mais como empres?rio. Sua grande fase foi anos 80 e 90. Tommy ? seu pupilo e esse semin?rio ? de extrema import?ncia para as artes marciais de todo Brasil", completa o tamb?m lutador h? 26 anos, Marcelo Estrela.