Quinta-feira, 18 de setembro de 2008, atualizada ?s 18h40

Juiz de Fora recebe clubes e academias da regi?o para terceira fase de campeonato de nata??o

Priscila Magalh?es
Rep?rter

A 6? Edi??o do Circuito JF de Nata??o vai receber 160 atletas para a sua terceira fase. Onze clubes de Juiz de Fora, Leopoldina, Al?m Para?ba, Ub?, Muria? e Congonhas v?o disputar a competi??o neste domingo, 21 de setembro, a partir de 09h, no Esporte Clube Benfica.

O Circuito tem quatro fases. Em cada uma delas os atletas nadam uma modalidade diferente da nata??o. Na terceira fase, os nadadores v?o disputar provas de borboleta e nado livre.

Os competidores t?m de oito a 18 anos e s?o divididos por categorias de acordo com a idade e o sexo. Em todas elas, os seis primeiros colocados v?o ser premiados. Segundo uma das organizadoras do Circuito e professora de nata??o, Mar?, a competi??o ? uma forma de incentivar as crian?as e os adolescentes a n?o largarem o esporte. "A maioria dos atletas n?o participam de uma equipe, porque h? a necessidade de investirem em treinamento. Ent?o, acabam largando".

A quarta fase acontece no dia 09 de novembro. A soma de pontos de todas as etapas d? ao clube o t?tulo de campe?o do torneio. No ano passado, o clube de Leopoldina levou a primeira coloca??o. Neste ano, a primeira coloca??o ainda est? com as cidades de Juiz de Fora, Leopoldina e Al?m Para?ba. "Juiz de Fora tem se sa?do bem", diz a professora.

O Circuito ? aberto ao p?blico. Os clubes que quiserem participar v?o ter que esperar o pr?ximo ano, quando as inscri?es para a s?tima edi??o v?o estar abertas.