Projeto Social ensina basquete em Cataguases Escolinha recebe todas as crian?as e jovens interessados e
? a ?nica alternativa para a pr?tica do esporte na cidade


Guilherme Ar?as
Rep?rter
12/2/2008

Com o objetivo de aliar a pr?tica do basquete ao desenvolvimento da cidadania e do conv?vio social, crian?as e jovens de v?rias idades e condi?es financeiras de Cataguases, na Zona da Mata, v?em no projeto Assist?ncia Basquetebol Cataguases a ?nica alternativa para a pr?tica da modalidade no munic?pio.

? frente deste trabalho, o professor universit?rio Jalber Rodrigues mostra que a express?o "projeto social" n?o tem apenas a conota??o assistencialista que muitas vezes ? associada ao termo. Trazer jovens de classe m?dia e alta para a pr?tica esportiva conjunta com meninos e meninas de classes sociais diferentes prova que no esporte o preconceito fica no banco de reservas.

"Em Cataguases esses jovens n?o t?m a oportunidade de lidar com outro esporte a n?o ser o futebol. E a gente percebe que h? uma tend?ncia de jovens de classe m?dia e alta se envolverem em grupos de risco social, que est?o cometendo pequenos delitos ou crimes at? maiores. N?s abrimos este espa?o para tamb?m trazermos esses garotos para um conv?vio social mais saud?vel", explica.

As respostas come?am a ser mostradas atrav?s do comportamento dos 85 atletas entre oito e 17 anos assistidos pelo projeto, que demonstram mais responsabilidade com os treinamentos e foco nas competi?es que disputam.

Foto do projeto de basquete Foto do projeto de basquete

Apesar de j? contarem com um gin?sio para os treinamentos e material esportivo doado por uma empresa estatal, o Assist?ncia Basquetebol Cataguases ainda precisa de ajuda para continuar as atividades gratuitas com os jovens. "O que n?s precisamos ? de aux?lio para o novo uniforme de treino e de ajuda para custear as viagens para as competi?es. O material do basquete ? caro", revela Jalber.

Os campe?es mundiais de basquete Oscar Schmidt e Magic Paula j? enviaram sua contribui??o moral aos jovens, por e-mail. O "M?o Santa" escreveu que "o imposs?vel s? vira realidade se voc? estiver bem preparado quando a chance aparecer" e revelou que o segredo de um campe?o ? treinar bastante e, quando estiver cansado, treinar um pouco mais.

Foto do projeto de basquete Foto do projeto de basquete Foto do projeto de basquete

Com dois anos de hist?ria, os projetos do Assist?ncia Basquete Cataguases n?o se restringem ao munic?pio mineiro. A proposta para 2009 ? iniciar uma competi??o com equipes de projetos sociais da regi?o sudeste. "A ideia ? cada regi?o fazer a sua competi??o local e depois n?s trazemos um campeonato nacional para uma cidade mais central, facilitando o acesso dos times", explica.

A proposta ? dar visibilidade aos novos praticantes do esporte. O coordenador do projeto esclarece que, atualmente, a forma??o de novos atletas do basquete j? se d? atrav?s dos projetos sociais. "Os clubes observam os meninos nos projetos sociais e depois os levam para disputar as competi?es."

Os primeiros resultados

Os primeiros resultados j? come?am a aparecer ap?s os dois anos do projeto. O jovem Jo?o Pedro Graciolli, de 15 anos, est? em fase de testes no Cetaf, do Esp?rito Santo, equipe que est? na disputa do Novo Basquete Brasil (NBB). A competi??o est? sendo considerada uma revolu??o no basquete nacional, j? que pela primeira vez uma disputa ? organizada diretamente pelos clubes, atrav?s da Liga Nacional de Basquete.

Para Jalber, o novo f?lego do basquete brasileiro pode ajudar na divulga??o do esporte, inclusive no apoio aos projetos sociais como o Assist?ncia Basquetebol Cataguases. Por?m, a distante realidade da transmiss?o dos jogos na TV aberta ainda revela o longo caminho que o esporte tem no pa?s.

"A solu??o que eu procuro ? gravar os jogos transmitidos nos canais fechados para depois mostr?-los aos meninos". Ele acredita que o apoio da m?dia pode ser essencial na divulga??o da modalidade e na populariza??o do esporte em todo o pa?s.

Conhe?a mais o projeto

A assist?ncia ? um fundamento do basquetebol que consiste em passar a bola (mesmo que esteja em boas condi?es para finalizar) para que um companheiro de equipe melhor posicionado fa?a a cesta. Este fundamento sugere e empresta, assim, o nome ao projeto.

Ele se justifica pela busca em ampliar, dentro do munic?pio de Cataguases, as formas de assistir crian?as e adolescentes no exerc?cio do conv?vio social e da cidadania, usando o esporte, especificamente o basquetebol, como elo e motiva??o.

As atividades

As "assist?ncias" s?o oferecidas ?s crian?as e aos adolescentes de oito a 17 anos e acontecem:

  • ?s ter?as e quintas, das 8h ?s 9h30 e das 13h ?s 16h30;
  • Aos s?bados, das 16h ?s 20h30, com hor?rio especial para aqueles que j? passaram dos 17 anos e gostam de praticar o basquete.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes