Ter?a-feira, 3 de mar?o de 2009, atualizada ?s 16h20

Botonistas de Juiz de Fora se preparam para disputa da Copa do Brasil

Guilherme Ar?as
Rep?rter

Doze atletas do futebol de mesa de Juiz de Fora disputam no pr?ximo final de semana a quinta edi??o da Copa do Brasil de Clubes, realizada no gin?sio do Mineirinho, em Belo Horizonte. A delega??o juizforana vai ? capital com atletas do Tupi e do Vianna J?nior, equipes dos botonistas Jo?o Francisco Stephan e Robson Vianna, respectivos campe?o e vice-campe?o do Campeonato Mineiro Individual.

O atual campe?o estadual acredita nas chances do Tupi no campeonato, apesar de as equipes juizforanas n?o figurarem nos primeiros lugares da disputa em 2008. "O ano passado foi at?pico para o futebol de mesa em Juiz de Fora, mas este ano vamos chegar fortes entre as seis principais equipes do campeonato", confia Jo?o Francisco.

Para o botonista, as maiores advers?rias devem ser as equipes belorizontinas do Liberdade e Gr?mio Mineiro, al?m do Flamengo e do pr?prio Vianna J?nior.

Atleta do futebol de mesa desde 1992, Robson Vianna revela que a disputa por equipes exige mais do botonista, j? que uma derrota pode ser decisiva para o resultado geral. A disputa da Copa do Brasil acontece com tr?s jogos simult?neos, um em cada mesa, diferente do que ocorre no Campeonato Brasileiro, em que as partidas s?o realizadas em quatro mesas simult?neas.

Foto de um jogo de bot?o Foto de um jogo de bot?o

A 5? Copa do Brasil de Clubes conta com a participa??o de cerca de 60 botonistas de 19 equipes do Rio de Janeiro, S?o Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais. A competi??o nasceu em Juiz de Fora em 2005 e ? considerada o segundo campeonato mais importante do pa?s na modalidade, perdendo apenas para o Campeonato Brasileiro.

No hist?rico de disputas, a Sociedade Portuguesa, de Juiz de Fora, foi a vencedora na estreia da competi??o, realizada no Clube Bom Pastor, em 2005. Os outros l?deres do torneio s?o a atual campe? do Campeonato Carioca, a ACFB, que venceu a Copa do Brasil em 2006 e 2007, e o Gr?mio Mineiro, de Belo Horizonte, vencedor da Copa em 2008.

O botonista Thiago Stephan acredita que o esporte em Juiz de Fora esteja vivendo um de seus melhores momentos. Com a reativa??o da sala do futebol de mesa do Tupi, em 2008, a modalidade criada no Brasil ganhou novo f?lego e incentivou os botonistas da cidade.

"O cen?rio do futebol de mesa em Juiz de Fora ? extremamente promissor, como h? muito tempo n?o se via. O Tupi ? o clube mais importante de todo o pa?s. ? a equipe com o maior n?mero de t?tulos de campeonatos brasileiros, mesmo tendo ficado dez anos sem atividade", revela.

No pr?ximo final de semana, o futebol de bot?o de Juiz de Fora escreve mais um cap?tulo de sua hist?ria. Seja o pentacampe?o brasileiro Tupi ou o jovem Vianna J?nior, que surge para aumentar a rivalidade dos botonistas juizforanos, a modalidade tem provado a cada dia que ? um esporte de gente grande e levado a s?rio.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes