Sexta-feira, 3 de abril de 2009, atualizada ?s 13h40

Triatletas juizforanos participam de Campeonato Brasileiro

Patr?cia Rossini
*Colabora??o

Juizforanos v?o disputar a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon Ol?mpico, no pr?ximo domingo, dia 5 de abril, em Belo Horizonte. Os atletas v?o percorrer 1,5 km a nado, 40 km de bicicleta e 10 km de corrida. A prova, que acontece pela primeira vez em Minas Gerais, ? seletiva para o Mundial de Triathlon da Austr?lia.

O triatleta Marcos Hallack vai disputar a categoria elite, que ? a principal do Campeonato. Segundo ele, a meta ? ficar entre os dez melhores do pa?s. "Estava afastado deste tipo de prova. Passei os ?ltimos anos disputando o Iron Man, que ? de longa dist?ncia. Com o nascimento do meu filho, decidi voltar para as provas curtas e estou confiante em um bom resultado neste domingo."

A prepara??o de Hallack ? intensa. S?o 12 treinos semanais, quatro de cada modalidade. "N?o estou no auge da minha performance, mas acredito que meus 15 anos de experi?ncia em triathlon podem fazer a diferen?a", afirma. No retorno ?s provas de curta dist?ncia, o atleta sonha com a qualifica??o para mais um mundial, o sexto da carreira.

Este ano, as tr?s etapas do Campeonato Brasileiro de Triathlon Ol?mpico ser?o realizadas na regi?o sudeste, no Rio de Janeiro e em S?o Paulo, fator positivo para os atletas de Juiz de Fora. De acordo com Hallack, a proximidade das cidades facilita o acesso ?s competi?es. "Muitas vezes, a dist?ncia impede nossa participa??o nas provas nacionais. Felizmente, em 2009, n?o teremos esse problema no Campeonato Brasileiro."

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes