Segunda-feira, 13 de abril de 2009, atualizada ?s 17h13

Primeira fase da Copa Minas Gerais de Nata??o 2009 ocorre na Zona da Mata

Clecius Campos
Rep?rter

As entidades de nata??o de Juiz de Fora e regi?o t?m at? o pr?ximo dia 6 de maio para inscrever seus atletas na primeira fase da Copa Minas Gerais de Nata??o 2009. A prova ocorre no dia 9 de maio, em Cataguases, no Sesi Cat Rodrigo Lanna. A primeira fase conta ainda com disputas nas cidades de Curvelo e Itabira, no dia 25 de abril. As inscri?es para essas provas est?o encerradas.

Para a disputa em Cataguases, podem se inscrever atletas de todas as idades, ligados a qualquer entidade de nata??o de Minas Gerais. De acordo com o organizador, Dejalma Alves, duas equipes juizforanas confirmaram presen?a. "Os nadadores do Sport Clube e da Associa??o Atl?tica Banco do Brasil ir?o juntar-se aos quase 450 atletas que disputar?o a primeira fase da copa", informa.

Segundo Alves, o objetivo do campeonato, que ser? realizado em mais tr?s cidades mineiras, al?m da capital, ? incentivar a pr?tica do esporte nos clubes e agremia?es do Estado. "As crian?as e adolescentes t?m mais vontade de nadar quando existe competi??o e premia??o", diz. Ser?o premiados os tr?s melhores atletas e as oito melhores entidades em cinco modalidades da nata??o: 50 metros costas, 50 metros peito, 25 metros borboleta, 100 metro livre e revezamento 4 x 25 medley.

Cada fase da Copa conta pontos para a final, que ocorrer? nos dias 28 e 29 de novembro, no Janagu? Country Club, em Belo Horizonte. As etapas preliminares acontecer?o nas cidades de S?o Jo?o Nepomuceno (18 de julho), Vi?osa (5 de setembro) e Muria? (31 de outubro). "O clube que apresentar um atleta com bons resultados certamente vai optar por mant?-lo na competi??o at? a final", acredita Alves.

As inscri?es podem ser feitas no site da empresa organizadora ou pelo telefone (31) 3457-4973. O valor ? R$ 6 por "pulo n'?gua". "Cada atleta pode disputar tr?s provas, al?m do revezamento, em cada fase da disputa", avisa.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes