mat?ria em audio mat?ria em libras

Quem dera ser um peixe... Nata??o ? um dos esportes mais praticados e um dos mais indicados tamb?m. Para todas as idades, de antes de um ano a mais de 80

Ricardo Corr?a
Rep?rter
22/03/2006
Veja o que diz dona Cleonice de Castro Neves, que tem 83 anos e pratica nata??o desde os 73. Ela come?ou porque queria aprender a nadar, e hoje n?o falta a uma aula nem mesmo quando est? doente.

Veja!

pessoas
praticando nata??o pessoas
praticando nata??o pessoas
praticando nata??o

H? quem diga que vivemos no planeta ?gua. E, com dois ter?os do planeta coberto pelo l?quido, n?o ? nada anormal pensar assim. Embora o homem tenha preferido a parte menor, o pouco mais de 30% de territ?rio seco, ? ineg?vel que sua rela??o com a ?gua ? mais que estreita e insepar?vel. Foi na ?gua a origem da vida e ela representa 70% do nosso corpo. E ela pode ser, mais do que um bem absolutamente necess?rio para nossa sobreviv?ncia, a sa?da para a cura de doen?as e o condicionamento f?sico. Quando aliada ? pr?tica de um esporte ? assim. E o mais famoso dos esportes que usam a ?gua como suporte ? a nata??o.

Pratica-se nata??o por v?rios motivos. As escolas do esporte est?o cheias e com um p?blico absolutamente amplo. Crian?as, adultos, idosos. Homens, mulheres. N?o h? distin??o. E, propalado como o esporte completo, a nata??o, quando bem praticada, traz uma s?rie de benef?cios ao corpo humano.

Na academia que Karla Carvalho gerencia, existem alunos de todas as idades. Dos mais novinhos, com um ano de idade, aos mais experientes, de mais de 80. A aluna mais velha tem 89, segundo Karla, que explica porque tanta gente de perfis diferentes opta por praticar essa modalidade de atividade f?sica.

foto da professora de nata??o Carla, em sua mesa

"? indicado para todo mundo, independente de idade. Tem gente que busca a parte est?tica, tem gente que quer sa?de. E a nata??o ajuda a melhorar a parte cardiorrespirat?ria, o trabalho muscular de um modo geral. Na ?gua o corpo fica mais leve. ? diferente da muscula??o por exemplo. ? o praticante de nata??o que faz seu ritmo, que controla a intensidade", explica a professora, que deixa claro que os benef?cios n?o s?o apenas f?sicos.

"E tem a quest?o da sociabiliza??o. As pessoas ficam mais alegres, perdem o medo. ? um desafio e isso ? bom para o lado psicol?gico. As pessoas adquirem auto-estima e isso ajuda nas outras coisas", analisa Karla Carvalho.

Dando aula na mesma escola, a professora Joseane Padoan concorda. "Existe a libera??o de subst?ncias que v?o levar o indiv?duo ?s sensa?es boas. Ent?o ele fica bem. ? uma atividade prazerosa e a pessoa se sente muito bem depois que pratica", explica Karla.

crian?as na piscina fazendo aula

Em rela??o aos benef?cios f?sicos, Joseane explica que, nos adultos, uma das quest?es que mais aparece logo no in?cio ? em rela??o ? mobilidade. Com alguns meses de aula os praticantes j? sentem alguma diferen?a.

"S?o coisas simples que as pessoas percebem. Elas falam que agora conseguem amarrar o sapato que n?o conseguiam. Pegar uma panela, abaixar no ch?o e voltar. Claro que n?o ? em um m?s que essas coisas v?o mudar. Em um m?s ningu?m consegue nada, mas com o tempo os resultados aparecem", explica Joseane.

Karla Carvalho ressalta a parte cardiorrespirat?ria. Os praticantes melhoram a resist?ncia. "Quem fuma se incomoda com o fumo e usa a nata??o para trabalhar a resist?ncia. Logo nos primeiros meses j? sente que est? respirando melhor. Tem facilidade para subir escadas, correr para pegar ?nibus. Tem tamb?m a quest?o da perda de peso, mas isso vai de cada pessoa", conta Karla.

Ela ressalta que cada um dos quatro estilos ensinados possuem benef?cios particulares. "No crawl s?o usados muito bra?o e perna. No costas ? o tr?ceps, coxa femural. O peito ? o peitoral mesmo. Bastante. E o golfinho ? o peitoral, a ondula??o", explica a professora.

Bom para come?ar
foto de uma crian?a boiando na piscina

N?o ? prov?vel que exista um esporte que possa come?ar a ser praticado t?o cedo. A nata??o pode fazer parte das atividades de uma crian?a logo no in?cio da vida. Com alguns meses j? existem crian?as na ?gua. Na academia em que Karla e Joseane trabalham, elas come?am com um ano. Isso porque ? a idade em que j? tomaram todas as vacinas e correm menos riscos de alguma doen?a. E, no caso das crian?as, existe um trabalho todo especial.

"N?s trabalhamos com uma divis?o de est?gios. Primeiro tem a adapta??o ao l?quido, a sustenta??o. Depois disso a crian?a pode ficar em uma parte mais funda que ela n?o vai afundar. Depois que j? sabe come?amos a passar toda a t?cnica, ensinar os estilos", explica Karla, que tem que ter paci?ncia e aten??o redobrada para cuidar dos meninos e meninas dentro d'?gua. Mas lidar com crian?as tem suas vantagens.

"Dizem que crian?a aprende mais r?pido porque vem sem medo. O adulto ?s vezes j? passou por alguma coisa. A crian?a n?o. Vem sem traumas, nunca tomou um caldo na praia. E a crian?a ? mais dispon?vel", lembra Karla.

Bom para recome?ar
foto de Dona Cl?o, de 83 anos, treinado na beirada da piscina

Assim como as crian?as merecem uma aten??o especial, os idosos tamb?m. ? como dona Cleonice de Castro Neves que, sozinha recebendo aula da professora Joseane, mostra disposi??o de quem est? come?ando. S? que ela j? tem 83 anos. E nada desde os 73. Um pouco gripada, a professora recomendou que ela n?o fosse ? aula, mas n?o tem jeito. Ela quer mesmo entrar na ?gua. E demora a sair. Depois da nata??o faz tamb?m hidrogin?stica. Mudam os professores, os colegas e a atividade, mas ela literalmente permanece dentro da piscina. Dona Cleonice faz outros esportes, como a ioga, mas quando perguntada sobre qual esporte prefere, n?o tem d?vidas: nata??o.

"Eu comecei por vontade de aprender. Ficava vendo o pessoal batendo perna na beira da piscina e ficava com inveja. Ent?o comecei. Primeiro eu fiz hidrogin?stica, durante uns tr?s anos. Depois fiz nata??o e as duas coisas juntas", explica Cleonice, interrompida pela professora que explica as fases de aprendizado no caso de pessoas mais idosas, assim como com as crian?as.

foto da professora Jose, na psicina, dando aula para Dona Cl?o "Ela aprendeu a flutuar, adapta??o, abrir o olho, soltar borbulhas, movimentar", explicou a professora. No in?cio, dona Cleonice tinha dificuldades, que hoje lembra rindo.

"Aprendi muito. Mas no in?cio eu n?o conseguia ficar em p? dentro da ?gua. Eu j? conseguia nadar de um lado para o outro, mas n?o ficava em p?. Chegava do outro lado e agarrava no professor pra n?o cair. No dia em que eu aprendi eu at? dei uma festinha l? em casa", explicou dona "Cleo", como ? conhecida. Nadar aos 83 anos ? algo t?o raro, que ela se inscreveu para a disputa de um campeonato master, realizado em Juiz de Fora, e venceu sem disputar. "Ganhei uma medalha, mas n?o disputei com ningu?m porque n?o tinha ningu?m da minha idade", explicou a simp?tica senhora.

Bom para ganhar confian?a

imagem de crian?a boiando dentro da piscina Crian?as e adultos s?o alunos especiais. Mas n?o s?o os ?nicos. Karla Carvalho conta hist?rias de pessoas para os quais "nadar" ? a principal forma de se movimentar.

"Tivemos aqui pessoas com problemas de sa?de como uma menina que sofreu com um problema de AVC (Acidente Vascular Cerebral) no parto. Ela n?o anda, mas nada. Claro que ? uma nata??o adaptada. Ela pode nadar, dentro das limita?es. Ela pode dizer: 'aqui eu n?o ando, mas l? dentro eu ando'", diz a professora, ressaltando que a aluna n?o ? a ?nica com caracter?sticas especiais.

"J? tivemos pessoas com casos de S?ndrome de Down, e muitos com AVC. Alguns s?o assim. Nem andam mas se sentem confort?veis dentro da ?gua. Por isso n?o s? podem fazer como devem. ? indicado porque eles ficam com auto-estima elevada".

Os riscos

Os riscos da nata??o s?o calculados e m?nimos. Ou seja, n?o existem riscos para quem segue orienta?es e pratica a atividade sem ultrapassar seus limites. ? como em outros esportes. N?o existem contra-indica?es, mas ? sempre necess?rio que se procure um m?dico antes de come?ar a atividade. A professora Joseane Padoan explica, inclusive, que s?o pedidos atestados m?dicos para quem quer praticar. A academia conta com fisioterapeuta que faz o acompanhamento dos trabalhos.

Joseane explica que s? se evita entrar na ?gua quando a pessoa est? com febre, ou muito gripado. O risco de les?es tamb?m ? pequeno, porque a ?gua amortece os impactos. O praticante deve ter cuidado ? para n?o for?ar apenas uma parte do corpo, usando palmar ou nadadeiras, por exemplo, ou praticando apenas um estilo o tempo inteiro. Tamb?m ? importante, para os hipertensos, medir a press?o regularmente, para evitar que ela se eleve muito durante a atividade f?sica.

Os benef?cios

foto Os pr?prios exemplos e explica?es sobre o esporte mostram quais os benef?cios da nata??o. Elencados, podem ser apontados como aumento da coordena??o de movimentos, resist?ncia cardiovascular, o que significa dizer que permite um aumento da circula??o de oxig?nio e a grande movimenta??o dos m?sculos de todo o corpo, sem causar tanto problemas em articula?es e ligamentos, j? que a ?gua amortece o impacto. Por esse impacto reduzido, auxilia no tratamento de pessoas que est?o se recuperando de les?es dos membros inferiores.

Serve tamb?m para manter a forma, pois o gasto cal?rico ? bem intenso quando bem praticado. Os resultados, no entanto, s?o melhores quando combinados com outros esportes. O c?lculo que se faz ? o de que se queima aproximadamente 460 calorias em uma hora de nata??o, em ritmo acelerado.

foto de Dona Cl?o de 80 anos, nadando A nata??o tamb?m melhora a postura, alongando e fortalecendo a musculatura, melhora a resist?ncia do organismo e ajuda na preven??o e recupera??o de doen?as como asma, bronquite e problemas ortop?dicos, al?m, ? claro, de combater o stress.

Mais do que dados cient?ficos, ? a frase de dona "Cleo", do alto de seus 83 anos, que explica os benef?cios do esporte mais praticado dentro da ?gua.

"Faz bem pro corpo. Faz bem pra cabe?a. Faz bem pra ganhar amizades".