Faz bem ao cora??o, o corpo fica, igual um viol?o.... Muscula??o n?o ? s? sin?nimo de um corpo bonito! Conhe?a
os benef?cios desse esporte que faz bem para o corpo e para a mente...

Fernanda Leonel
Rep?rter
27 /07/2006
Clique no ?cone ao lado para assitir ao v?deo com o professor de Educa??o F?sica Marcelo Brigatto, que fala sobre as diferen?as de resultado para muscula??o entre mulheres e homens. Veja!

Veja!

Ir para academia n?o quer dizer s? que o corpo vai ficar sarado e que aquela roupinha vai cair mellhor. A muscula??o ? um esporte muito recomendado para a manuten??o da sa?de do nosso organismo e pode trazer ganhos na nossa qualidade de vida.

Trabalhar com pesos, desenvolver s?ries. Todas as atividades de uma muscula??o bem orientada e planejada a partir de "caracter?sticas" do seu corpo e organismo, constituem a principal maneira de manter a sa?de da musculatura do corpo.

E por que isso ? importante? Como explica Marcelo Brigatto (foto abaixo), professor de Educa??o F?sica, instrutor e personal trainer, come?amos a envelhecer a partir do momento em que nascemos. Com o tempo nosso corpo tende a perder for?a muscular, perder musculatura, naturalmente.

Isso ? um processo natural, que pode ser agravado se a pessoa leva uma vida sedent?ria (ela ganha gordura e perde m?sculos) ou se faz dietas e emagrece sem se preocupar com os m?sculos (vai ficando fl?cida). Esse processo natural, agravado por fatores cotidianos, faz a musculatura diminuir e deixar o corpo mais "a merc?" de les?es. Musculatura ? sin?nimo de for?a e de prote??o para articula?es, ossos e muitas outras partes do corpo.

Mas na lista de benef?cios ainda podem ser encaixados outros fatores. Como destaca Marcelo, a pessoa que pratica muscula??o ganha melhorias na postura e no condicionamento geral do organismo. Nessas vantagens est?o inclu?das mais f?lego e mais for?a. Malhar tamb?m melhora a circula??o, o que, aliado a uma dieta balanceada, pode ajudar no desejado adeus ? celulite.

Muscula??o pode fazer bem tamb?m para o cora??o. At? pouco tempo, apenas as atividades aer?bias eram recomendadas para a sa?de card?aca, mas isto vem mudando. A atividade "treina" o ?rg?o para esfor?os intensos, enquanto os exerc?cios aer?bios preparam o cora??o para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os m?sculos, a freq??ncia card?aca e a press?o arterial sobem menos com o esfor?o.

A quest?o da auto-estima tamb?m est? na fita. Praticando muscula??o regularmente, h? uma enorme melhoria na parte est?tica, j? que, trabalhando os m?sculos, o corpo se modela e fica firme e bonito.

Quem pode praticar?

A receita abrange quase todo mundo: a muscula??o pode ser praticada em todas as idades a partir da adolesc?ncia. "Cada idade vai fazer exerc?cios que sejam compat?veis com sua idade e biotipo, isso ? que ? importante", destacou Marcelo Brigatto, lembrando que evitar a pr?tica da muscula??o na terceira idade ? um mito.

O professor explica que est? cientificamente comprovado que o trabalho com pesos aumenta a resist?ncia do osso e que isso pode ajudar muito na preven??o da osteoporose, principal "dor de cabe?a" de pessoas com idade avan?ada na atualidade.

Na outra ponta, est?o os adolescentes que tamb?m, como destaca Marcelo est?o cercados de mitos. "A partir de 12 ou 13 anos, o adolescente j? pode praticar a muscula??o. ? claro que tudo depende do biotipo da pessoa e que jovens mais franzinos devem ter mais cuidado durante a pr?tica", explica o instrutor. Pelo mesmo motivo, h? casos de crian?as com 10 ou 11 anos que possuem o corpo bem desenvolvido e que por isso, tamb?m podem freq?entar as academias.

O professor comenta que o maior "medo" das m?es ? que a pr?tica da atividade atrapalhe de alguma forma o crescimento do filho. Para quem ainda tem suas d?vidas no que diz respeito ? esse assunto, Marcelo manda um recado. "N?o h? problema nenhum, n?o h? porque se preocupar, desde que seja seguida ? risca a prescri??o do professor para cada caso".

Homens e Mulheres

Homens e mulheres "recebem" os resultados da muscula??o de forma diferente. Os homens t?m mais tend?ncia a ganhar massa muscular que as mulheres, na grande maioria das vezes.

Isso acontece por raz?es hormonais, como explica Marcelo. Homens possuem concentra?es de horm?nios mais altas que as mulheres e isso faz com que o ganho muscular seja proporcional ? essa maior concentra??o.

Existem casos espec?ficos, claro. Muitas mulheres possuem taxas superiores que a m?dia de alguns horm?nios e isso faz com que elas tenham facilidade em ganhar m?sculos, mesmo com uma pequena exposi??o ao exerc?cio. Fatores heredit?rios tamb?m determinam essa facilidade.

Mulheres tamb?m tem mais gordura entre as fibras musculares que os homens, o que faz com que elas tenham mais tend?ncia a engordar. Essa maior quantidade de gordura tamb?m dificulta um pouco o ganho de massa muscular.

Exerc?cios orientados

A muscula??o ? um esporte popular, mas ? preciso ficar atento na hora de escolher a sua academia. A dica ? procurar sempre um local que tenha profissionais formados, que estejam dispon?veis durante todo o dia e, claro, obedecer sempre suas recomenda?es.

Exerc?cios f?sicos musculares feitos de maneira incorreta podem causar danos e les?es muito graves, o que ? perigoso. Para fazer muscula??o, assim como todo exerc?cio f?sico, ? bom fazer exames m?dicos para entender a quantas anda sua resist?ncia, sua taxa de gordura e sua sa?de.

Fazer trabalhos de peso em casa, s? para quem j? tem uma certa experi?ncia no assunto. Como destaca Marcelo, programas de televis?o que ensinam exerc?cios com "pesos" alternativos, como sacos de a?car ou arroz, s?o v?lidos, mas funcionam para quem j? tem uma certa no??o do assunto. "Caso contr?rio, corre-se o risco de se passar por uma les?o".

Outros cuidados tamb?m devem ser tomados por quem pretende fazer muscula??o: ? preciso fazer um diagn?stico de algum problema postural cr?nico, para entender as reais possibilidades de esfor?o daquela pessoa. Hipertensos n?o controlados e pessoas com problemas nas articula?es tamb?m devem evitar o exerc?cio.

O que n?o pode faltar na hora da muscula??o!

  • ?gua - Beber ?gua durante a pr?tica do exerc?cio ? fundamental. A ?gua ajuda facilita a contra??o muscular.

  • Roupas - Prefira as roupas leves, que favore?am a sudorese e a perda de calor. Nada de ficar pensando que suor demais ? sin?nimo de perda de gordura. Evite roupas grossas e pl?stico, nem pensar!

  • Alimenta??o - Tenha uma alimenta??o saud?vel. Coma de tr?s em tr?s horas para manter est?vel a taxa de glicose. Para quem pretende ganhar massa muscular, a dica do professor Marcelo ? ter uma dieta rica em prote?nas e carboidratos e pobre em gorduras.