Boxe O esporte que consagrou o brasileiro Pop?
invade as academias e conquista uma legi?o de f?s

Renato Costa
Colabora??o*
06/02/2007

Jabs, ganchos e cruzados. Se esses nomes s?o estranhos para voc?, ? porque ainda n?o conhcece de perto o boxe, um dos mais tradicionais esportes de contato. Embora a id?ia de boxe para muitos seja de pancadaria, quem pratica afirma que ? justamente o contr?rio.

O sucesso que o boxe vem fazendo em Juiz de Fora est? atraindo a aten??o de muita gente, e as mulheres j? s?o maioria entre os alunos.

Segundo a aluna Mara Zamagno, ? fazer uma aula para se apaixonar. "Comecei h? quatro meses por indica??o de amigos, e hoje n?o largo por nada. No come?o, chegava at? a treinar duas vezes por dia", conta.

Mara confirma que a pr?tica do boxe ajudou no seu condicionamento f?sico, e recomenda o esporte. "Todo mundo deveria experimentar. Acho que quem fizer uma aula vai acabar ficando," diz.

O atual campe?o brasileiro da categoria peso galo, Raimundo Sergipe, afirma que o boxe ? pura sa?de. "O condicionamento f?sico de quem pratica o boxe ? muito bom, al?m de ser uma atividade f?sica que gasta muitas calorias", explica.

Sergipe comenta que a ades?o tem sido grande nas academias de Juiz de Fora. "V?rios alunos preferem o boxe como atividade f?sica do que a aer?bica. Em apenas cinco meses, j? s?o mais de 150 alunos", comemora.

Amador e Profissional

No boxe, existem duas divis?es b?sicas para os praticantes: os amadores e os profissionais. As regras para lutas s?o diferentes e a dedica??o para se profissionalizar tem que ser muito maior.

aula de boxe aula de boxe aula de boxe

"O treinamento da pessoas que querem levar o esporte a s?rio para se tornar um profissional ? muito mais pesado, al?m de exigir dedica??o total", explica Sergipe.

O lutador e professor de boxe explica que as aulas s?o separadas para quem quer praticar o boxe como atividade f?sica e para quem quer seguir carreira no esporte.


*Renato Costa ? estudante do Curso de Comunica??o Social da UFJF