Chakuriki Esporte criado na Holanda chega a Juiz de Fora e ganha, a cada dia, novos adeptos interessados em melhorar o condicionamento f?sico

Daniele Gruppi
Rep?rter
04/03/2008

Uma novidade para quem gosta de artes marciais ? a modalidade de luta de contato, denominada Chakuriki, iniciada em Juiz de Fora, pelo mestre de Muay Thay, Carlos Eduardo Nunes da Silva (foto ao lado). Criado em 1972, em Amsterd? (Holanda), o esporte ganhou muita proje??o dentro do Muay Thai (saiba mais sobre este esporte) e do famoso K1 no Jap?o.

O criador do Chakuriki ? o gr?o mestre Tom Harinck, considerado um dos maiores treinadores de Muay Thai & Kick Boxing Mundial. "Enquanto assistia aos v?deos de luta observei que a equipe de Harinck era sempre a vencedora e aquilo era o que eu queria, formar atletas campe?es. Interessei-me pelo m?todo e estou me especializando. Em janeiro, uma equipe dele veio a Juiz de Fora para dar curso, em maio ou junho devo viajar para a Europa a fim de terminar minha forma??o e, em dezembro, j? est? agendada a volta deles ? cidade", diz Carlos.

Segundo Carlos Eduardo, ? um m?todo de treinamento de muay thai, boxe e kick boxing, em que s? n?o vale chutar joelhos, usar golpes de jud? e jiu-jitsu, socar ou chutar costas e nuca. "Trata-se de um esporte que promove o equil?brio entre o corpo e a mente, acalmando e aliviando o estresse", comenta.

Professor treinamento aluno golpe de Chakuriki Professor demonstrando golpe Professor treinamento aluno golpe de Chakuriki

Juiz de Fora j? contabiliza mais de dois mil alunos em doze escolas. "As meninas j? est?o aderindo", comenta, dizendo que at? cinco nos atr?s era uma ou outra mulher que praticava e que agora j? h? um grupo formado. Para quem quiser come?ar, a exig?ncia ? que seja maior de sete anos e que apresente um atestado m?dico.

Vandir J?nior (fotos acima, de bermuda azul) come?ou a treinar h? pouco mais de um m?s e observou uma grande melhora no seu condicionamento f?sico. "J? praticava boxe e aproveitei para aprender golpes diferentes. Freq?entava muita academia de muscula??o e ficava com o corpo bom, mas sem flexibilidade, tinha pouco rendimento".

O esporte ainda n?o ? considerado ol?mpico, mas na Tail?ndia, pa?s que tem tradi??o em artes marciais, est? inserido nos Jogos Ol?mpicos Asi?ticos. No Jap?o, Chakuriki quer dizer "poder especial".

Desmistificando a id?ia de esporte violento

Professor em posi??o de golpe "H? dez anos quando trouxe o Muay Thai para Juiz de Fora tive um pouco de dificuldade, porque as pessoas consideravam a luta forte e violenta. Os pais procuravam saber o que era a modalidade e achavam um absurdo, quando explicava. Mas, com a organiza??o de eventos, o esporte come?ou a ficar em evid?ncia e com um ano o ?ndice de adeptos aumentou bastante", conta Carlos Eduardo.

Segundo o mestre, as lutas s?o seguras e unem jovens. "O esporte disciplina o atleta. As lutas s?o s? nos ringues, depois todos se abra?am, s?o amigos", revela.

Para evitar rixas nos grupos, s?o organizados encontros dos atletas de Juiz de Fora e regi?o. O pr?ximo est? agendado para mar?o. Em abril, acontece a 1? Copa Tom Harinck.

Chakuriki no Brasil

O Muay Thai foi introduzido no Brasil no final da d?cada de 1970 pelo professor N?lio Borges. A partir do seu empenho e pioneirismo surgiram grandes nomes do Muay Thai nacional, como Fl?vio Molina, Rudimar Fedrigo, Luis Alves, Paulo Nikolai, dentre outros.

Mas foi Thom Harinck (Chakuriki ? Holanda), de f?rias no Brasil, que apresentou o Muay Thai holand?s e ensinou o sistema europeu aos brasileiros. Foi ele quem ministrou semin?rios e embutiu o sistema, tendo influenciado as artes praticadas.

Fonte: Tiger Gym