Sexta-feira, 3 de julho de 2009, atualizada às 11h20

Tupi busca vitória na estreia contra o Madureira pela Série D do Brasileirão

Patrícia Rossini
*Colaboração

Depois de muita preparação, o Tupi está pronto para a estreia da Série D do Campeonato Brasileiro, marcada para o próximo domingo, 5, em Moça Bonita, no Rio de Janeiro. O alvinegro encara o Madureira e vai pressionar o time da casa em busca de um resultado positivo na primeira rodada da competição.

Apesar do otimismo, motivado pelos resultados da pré-temporada carijó, o vice-presidente do clube, José Roberto Maranhas, acredita em uma disputa equilibrada. "Nossa chave é muito equilibrada. Madureira e Figueirense foram bem no Campeonato Carioca e o time do Paulista tem orçamento para apresentar bons jogadores. Mas nós tivemos uma preparação boa, a defesa está excelente e o nosso ataque está dentro das expectativas."

O técnico Léo Condé deve seguir o ditado que diz "em time que está ganhando, não se mexe" e manter o elenco que vem se apresentando nos jogos da pré-temporada. "Ainda tenho algumas dúvidas, mas o time deverá ser basicamente o mesmo que entrou em campo nos amistosos."

Condé destaca o entrosamento do time, mesmo com apenas dois meses de treinamento. "Tivemos que fazer muitas contratações após o Mineiro, o que gera expectativa. Mas as escolhas foram boas, busquei atletas que eu já conhecia, dentro das possibilidades orçamentárias do Tupi, e isso facilitou o entrosamento tático e técnico do grupo."

A escalação de domingo ainda não foi confirmada pelo técnico, que pretende tirar dúvidas no treinamento desta sexta-feira. Provavelmente, segundo ele, entram em campo Gonçalves, Marcelinho, João Júnior, Fabrício, Bigu, Rafael, Marcel, Felipe Fernandes e Ademilson.  As dúvidas estão entre os volantes Darlan e Marcondes e entre os meias Hugo e Felipe Canavan. A formação tática inicial deverá ser 4-4-2, com possível variação para 3-5-2.

Neste sábado, véspera da estreia, o Carijó faz um último treino pela manhã em Juiz de Fora. A viagem para o Rio de Janeiro está agendada para o início da tarde. O Portal ACESSA.com mantém a parceria de sucesso com a Rádio Globo Juiz de Fora e vai transmitir todas as partidas do Tupi na série D do Brasileirão.

Ficha técnica:

O Tupi conta com um plantel de 30 atletas para a disputa do brasileirão. A equipe jogará sob o comando de Leonardo Condé, que conta com o preparador físico Luiz Augusto Alves e o auxiliar Juninho, além do preparador de goleiros Walker Campos.

  • Goleiros: Gonçalves, Eládio e Thiago;
  • Lateral direita: Serginho, Jaiminho e Marcelinho;
  • Lateral esquerda: Rafael, Bigu, Michel e Ramon;
  • Zagueiros: Fabrício Soares, João Jr., Cedrola, Wesley Ladeira, Willian e Cláudio;
  • Volantes: Bruno Ramos, Marcel, Wesley, Darlan, Lucas Silva, Marcones
  • Meio-campo: Hugo, Felipe Fernandes e Felipe Canavan
  • Atacantes: Ademilson, Rafinha, Ivanildo, Felipe Arruda e Matheus
TABELA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE CLUBES - SÉRIE D
 Primeira fase - Grupo A6
 Data  Hora  Jogo  Cidade
 05/07 - Dom.  15:00  Madureira  RJ
0 x 0 Tupi  MG
 Rio de Janeiro
 16:00  Paulista SP 1 x 0
 Friburguense RJ  Jundiaí
11/07 - Sáb. 16:00  Tupi MG x Paulista SP Juiz de Fora
12/07 - Dom.  15:00 Friburguense RJ x  Madureira RJ Nova Friburgo
18/07 - Sáb.  16:00  Tupi MG x Friburguense RJ Juiz de Fora
19/07 - Dom. 15:00  Madureira RJ x Paulista SP Rio de Janeiro
26/07 - Dom.  15:00 Friburguense RJ x Tupi MG Nova Friburgo
16:00 Paulista SP x  Madureira RJ Jundiaí
02/08 - Dom. 15:00  Madureira RJ x Friburguense RJ Rio de Janeiro
 16:00  Paulista SP x  Tupi MG Jundiaí
09/08 - Dom.  16:00  Tupi MG x  Madureira RJ Juiz de Fora
 16:00  Friburguense RJ x  Paulista SP Nova Friburgo

*Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes