Sexta-feira, 10 de julho de 2009, atualizada às 13h20

Quase 900 atletas já se inscreveram para a Corrida da Fogueira. Inscrições foram prorrogadas

Patrícia Rossini
*Colaboração

Até a última quinta-feira, 9 de julho, a organização da Corrida da Fogueira 2009 contabilizou 856 inscritos nas duas categorias. Cerca de cem crianças devem participar do evento.

As inscrições para a edição 2009 foram prorrogadas até as 22h desta sexta-feira, dia 10 de julho, véspera da competição. A decisão foi tomada na noite de ontem pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura, para atender aos atletas que perderam o prazo. Com mais um dia de inscrições, a expectativa é ultrapassar o número de mil atletas participantes.

Para o supervisor de Eventos e Capacitação e coordenador do Ranking de Corrida de Rua da Secretaria, Orlando Benício, a grande novidade para os atletas será o uso do chip. "É uma tecnologia que permite o acompanhamento preciso do tempo dos corredores. Muitos atletas, certamente, terão o primeiro contato com o chip na Corrida da Fogueira.

Segundo Benício, a meta da Secretaria de Esporte e Lazer é inserir a Corrida da Fogueira no calendário oficial de corridas de rua da Confederação Brasileira de Atletismo, através da homologação do evento na Federação Mineira de Atletismo. "No ano passado, fizemos todos os procedimentos junto à Federação Mineira para homologar a corrida e, no fim do processo, eles cobraram uma taxa que não estava prevista e isso impossibilitou a conclusão, pois a prefeitura não podia pagar. Neste ano, vamos tentar novamente", explica.

Nesta sexta, começou a montagem da estrutura para a corrida e, no dia do evento, a organização contará com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e Secretaria de Transporte e Trânsito. Como o tráfego será interditado na avenida Rio Branco a partir das 18h, a recomendação aos motoristas é de que evitem as vias centrais da cidade durante a prova. Os atletas que irão participar da Corrida da Fogueira devem retirar os kits nesta sexta, até as 21h, e neste sábado, entre 10h e 14h, nos cursos Cave.

A Corrida da Fogueira começa às 19h deste sábado, 11 de julho. O percurso de 10km terá tempo limite de cem minutos para a conclusão da prova e o trajeto de 5km deverá ser feito em, no máximo, uma hora. Os cinco primeiros colocados no percurso de 10km serão premiados em dinheiro. Na categoria de 5km, a premiação será feita com troféus.

*Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernades