P?o pode ficar mais caro

Por

Segunda-feira, 23 de julho de 2007, atualizada ?s 14h06

P?o pode ficar mais caro para o juizforano a partir de semana que vem


*Guilherme Ar?as
Colabora??o

Depois da alta no pre?o do leite, os consumidores juizforanos podem ter que gastar mais para consumir outro produto do caf? da manh?. O p?ozinho vendido nas padarias da cidade pode ficar mais caro a partir de semana que vem.

A alta ? reflexo da queda na produ??o mundial da farinha de trigo, um dos principais ingredientes do p?o. A redu??o da produtividade tamb?m afetou a Argentina, pa?s respons?vel por cerca de 95% da importa??o de trigo pelo mercado brasileiro, segundo a Associa??o Brasileira da Ind?stria do Trigo (Abitrigo).

Em reuni?o, marcada para a pr?xima semana, os donos de padarias de Juiz de Fora v?o avaliar os aumentos nos custos da produ??o do p?ozinho. "O aumento da produ??o na cidade ainda n?o foi repassado ao consumidor. Nessa reuni?o n?s vamos avaliar essa planilha de custos e vamos, ainda, analisar o aumento da tarifa de energia el?trica", explicou o presidente do Sindicato dos Panificadores de Juiz de Fora, Heveraldo Lima de Castro

Ainda segundo Heveraldo, o aumento da farinha de trigo para os panificadores ficou entre 15% e 20%. Apesar disso, o sindicato ainda n?o tem uma previs?o de quanto vai ser repassado ao consumidor.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo na UFJF