• Assinantes
  • Esporte
    Terça-feira, 25 de maio de 2010, atualizada às 13h

    Dois juizforanos participam do Ironman Brasil 2010

    Pablo Cordeiro
    *Colaboração

    No próximo domingo, 30 de maio, ocorre a décima edição do Ironman Brasil, considerada a mais importante prova do triathlon nacional. A competição será realizada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, e é a única seletiva da América Latina para o Mundial Ironman no Havaí, Estados Unidos, em outubro. Dois juizforanos irão competir e representar a cidade no evento, que reúne 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42 quilômetros de maratona.

    Em sua primeira participação, o médico radiologista Leonardo Poncinelli treina exclusivamente para o Ironman desde o início do ano e considera a prova, além de muito difícil, uma superação pessoal. "Faço triathlon há três anos. Esse é um desafio pessoal. É uma longa e dura prova. É um teste para o atleta que, além do esforço físico, trabalha também a disciplina", explica. Ao completar a prova, Poncinelli será o quinto juizforano a fazer o percurso.

    Para ele, a parte mais difícil será a maratona, pois é a etapa final e o cansaço físico e mental estará no ápice. "Pedalo bem. Estou mais preocupado com a maratona. Além de estar esgotado, também tem a expectativa de terminar a prova." O atleta já participou de outras disputas de longa distância, como o mundial e o brasileiro da categoria e o meio ironman. Se o treinamento é puxado, imagine conciliar com a carreira médica? "Nessas horas a disciplina e os horários bem apertados comandam. Acordo às 6h para pedalar, nado na hora do almoço e corro à noite. As distâncias mais longas faço no final de semana. O que acaba ficando de lado é o barzinho", brinca o triatleta.

    O juizforano Marcos Barroso também irá disputar a competição. Em 2009, ele completou a prova em 11h 30min 29s e se tornou o quarto atleta juizdeforano a concluir uma prova de Ironman. Segundo seu treinador, o também triatleta Marcos Hallack, Barroso teve dificuldade para realizar todo treinamento prescrito, devido ao seu ritmo intenso de trabalho, o que dificultou um pouco sua preparação. Mesmo assim, o atleta segue motivado para Florianópolis em busca de completar o seu segundo Ironman. O tempo limite para término da prova é de 17h. O evento irá reunir o número recorde de 1.650 atletas de 36 países.

    *Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.