Tocha Pan-americana percorre 13 quilômetrosSímbolo dos Jogos Pan-americanos Escolares foi conduzido por 63 artistas, atletas e autoridades juizforanas do Museu Mariano Procópio ao Estádio Municipal

Clecius Campos
Repórter
24/8/2010

Idioma da Espanha

Juiz de Fora acompanhou a passagem da Tocha dos Jogos Pan-americanos Escolares, na tarde desta terça-feira, 24 de agosto. O símbolo percorreu quase 13 quilômetros, do Museu Mariano Procópio até o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, onde ocorre a cerimônia de abertura das competições, a partir das 20h.

O prefeito Custódio Mattos foi o primeiro a conduzir o fogo pan-americano. Outras 62 autoridades, artistas e atletas juizforanas tiveram o prazer de carregar o objeto. Atletas como Viviane Anderson, Jocemar Fernandes, Andriléa do Carmo e Toninho Buda acompanharam a tocha durante todo o trajeto.

O símbolo passeou por marcos da cidade, como a Praça da Estação e o Cine-Theatro Central, onde foi recebido pela vereadora Ana Rossignoli (Ana do Padre Frederico - PDT), representando a Câmara Municipal. A tocha percorreu parte das avenidas Rio Branco e Independência e deu a volta em todo o anel viário da Universidade Federal de Juiz de Fora. Durante o trajeto, o fogo pan-americano foi conduzido por Myllena, Zé Kodak, Alexandre Ank, Pedro Bismarck e pelas autoridades da Federação Internacional de Desporto Escolar, o presidente Andrea Delphin e o vice-presidente Jan Collen. A diretora da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Edna Martin, representou a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Galeria de fotos

Atletas já suam camisa

Enquanto o símbolo dos jogos percorria a cidade, os competidores já suavam as camisas em busca de vitórias, nesta terça-feira. Equipes de voleibol masculino e feminino, futebol, basquete masculino e feminino, handebol masculino e feminino, da Guatemala, Brasil I, Brasil II e Paraguai já competiram (resultados abaixo). Nos dias 25 e 26 de agosto, os nadadores brasileiros, guatemaltecas, colombianos e paraguaios iniciam as provas de natação. O atletismo também tem atividades nos dois próximos dias, com provas de corrida, lançamento de martelo, salto triplo, salto em altura, lançamento de disco, de dardo, salto em distância e arremesso de peso.

Resultados de 24/8
  • Voleibol feminino: Guatemala 0 x 3 Brasil I (9x25 / 12x25 / 12x25)
  • Futebol: Brasil I 1 x 2 Paraguai
  • Basquete feminino: Brasil I 139 x 31 Brasil II
  • Voleibol masculino: Guatemala 1 x 3 Brasil II (15x25 / 25x23 / 18x25 / 15x25)
  • Handebol masculino: Brasil I 30 x 15 Brasil II
  • Basquete masculino: Brasil I 131 x 21 Brasil II
  • Handebol masculino: Paraguai 20 x 22 Guatemala
  • Handebol feminino: Brasil I 21 x 16 Brasil II
  • Handebol feminino: Guatemala 11 x 28 Paraguai

Os textos são revisados por Thaísa Hosken