Sábado, 9 de outubro de 2010, atualizada às 11h33

Juizforano é favorito para vencer Copa Rio/Minas de Mountain Bike

Clecius Campos
Repórter

O ciclista juizforano Thiago Aroeira é o favorito para ser o campeão da Copa Rio/Minas de Mountain Bike. Ele foi o segundo colocado na segunda etapa, realizada na cidade de Piraúba, em 20 de junho, e disputará a próxima etapa da competição em Juiz de Fora, no dia 24 de outubro. Apesar de não ter competido a primeira etapa, em Maricá, em 25 de abril, a chance de Aroeira é grande, uma vez que a pior pontuação de cada atleta será eliminada da contagem final. Além disso, na categoria elite, não há competidor que tenham disputado as duas etapas já ocorridas. Uma vitória pode dar a Aroeira o título de campeão.

Outro juizforano destaque na competição é Paulo Roberto Corrêa, vencedor por antecipação da copa, com duas vitórias, em Maricá e em Piraúba, na categoria sub-50. Mesmo se não disputar a prova em Juiz de Fora, ele levará o título. Corrêa é o atual campeão mineiro e campeão brasileiro de Mountain Bike na categoria sub-50.

Segundo a organizadora do evento, Rosângela Leão, que representa tanto a Federação Mineira quanto a Federação Carioca de Mountain Bike, Juiz de Fora é berço do esporte e seus atletas têm se destacado em competições no Brasil e no exterior. "Os ciclistas juizforanos são bastante técnicos e têm títulos estaduais, nacionais e mundiais. Essa é uma das razões pelas quais a copa passa por Juiz de Fora." Além disso, há um esforço para que as federações dos estados vizinhos dialoguem mais. "As entidades ficaram um pouco afastadas, mas a intenção é promover este intercâmbio. Muitos atletas do Rio [de Janeiro] correm em Minas e vice-versa. Por que não unir esses interesses e caminhar juntos?"

A prova

A etapa juizforana da Copa Rio/Minas de Mountain Bike ocorre no campo de instrução do Exército, na Estrada da Sede Campestre da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Exército de Juiz de Fora (ASE-JF), a partir das 9h30. O percurso é de 42 quilômetros. Podem se inscrever atletas a partir de 13 anos de idade. A inscrição antecipada custa R$ 30*. No local do evento, a matrícula custará R$ 50*. Os competidores serão divididos em onze categorias, além das elites masculina e feminina. Recebem prêmio em dinheiro os três melhores colocados nas elites e o primeiro de cada categoria que correr o percurso completo. Atletas do cicloturismo, juvenil e com mais de 50 anos correm percurso reduzido. O público poderá acompanhar a largada e a chegada dos competidores.

A criançada também terá uma programação especial. Um circuito alternativo foi preparado para meninos e meninas entre 7 e 10 anos (intanfil A) e entre 11 e 12 (infantil B). "A intenção é permitir que os pais levem seus filhos para que eles tomem gosto pelo esporte. A criança não precisa ter bicicleta especial, é só levar a bicicleta amadora." Para essas categorias, a inscrição é gratuita.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken