Quinta-feira, 14 de outubro de 2010, atualizada às 14h37

Juiz de Fora tem sete lutadores de taekwondo nos Jogos do Interior de Minas

Clecius Campos
Repórter

Juiz de Fora será representada por sete lutadores de taekwondo nos Jogos do Interior de Minas (JIMI). As lutas começam nesta sexta-feira, 15 de outubro, e vão até o sábado, 16, em Montes Claros. A equipe já está na cidade do Norte de Minas para o Congresso Técnico da competição, que ocorre nesta quinta-feira.

Os atletas juizforanos que competem são o faixa vermelha Rafael Fonseca, a faixa azul Gabriela Siqueira e os faixas verdes Rafael Alves, Célio Ayres, Arthur Cunha, Matheus Granato e Thainá Bellini. O técnico da equipe juizforana, Fernando Ribeiro, lamenta que atletas mais experientes não puderam integrar a equipe neste momento. "A organização fez uma alteração nas datas e a competição vai começar na sexta-feira. Como tivemos que viajar para Montes Claros na quarta-feira [13 de outubro], o dia da semana impossibilitou a presença de alguns, já que trabalham ou estudam." Inicialmente, a equipe seria formada por 12 atletas.

Segundo Ribeiro, Juiz de Fora tem possibilidades de medalha. O mestre acredita que pelo menos quatro dos atletas têm condição de subir ao pódio. "O Célio e o Rafael Fonseca têm chances de serem campeões, por estarem disputando sempre. A Gabriela e a Thainá podem receber medalhas porque vão lutar menos até a final, de duas a três. Os meninos vão precisar lutar quatro ou cinco vezes para chegar ao pódio." No entanto, ele não descarta a possibilidade de uma situação imprevista. "Quando falamos de atletas faixa preta é mais certo apontar favoritos. A atuação dos coloridos depende do momento, da inspiração de cada um, da arbitragem."

Os atletas da equipe juizforana treinaram regularmente, três vezes por semana, durante duas horas e meia por dia. De acordo com Ribeiro, o ideal seria treinos diários e específicos para a competição. "Ficamos impossibilitados por uma questão de agenda. Tivemos atletas participando do Brasileiro Open e do Sulamericano Open, o que demandou nosso tempo. Mesmo assim, a falta desse treinamento específico não representará perda para os atletas. Eles estão bem preparados."

Atletas que irão competir
CategoriaPesoAtleta
Masculino
KIURUGUI 6° A 3° GUB 54kg – 58kg Rafael Reis Souza Alves
58kg – 63kg Matheus Granato
63kg – 68kg Celio Ayres da Boa Morte
74kg – 80kg Arthur Gustavo Ribeiro Cunha
POOMSE 2° a 1° GUB Rafael de Almeida Fonseca
Feminino
KIURUGUI 6° A 3° GUB 46kg – 49kg Thaina Auguin Bellini
49kg – 53kg Gabriela dos Santos Siqueira

Os textos são revisados por Thaísa Hosken