Terça-feira, 23 de novembro de 2010, atualizada às 12h19

Abner Soares é terceiro no Sulamericano de Jiu-jitsu e reclama da arbitragem

Clecius Campos
Repórter

O lutador juizforano Abner Soares foi o terceiro colocado no Campeonato Sulamericano de Jiu-jitsu, realizado nos dias 20 e 21 de novembro, em Florianópolis (SC). Soares foi derrotado na quarta luta, correspondente à semifinal, pelo atleta Gustavo Santiago, que treina em Florianópolis. O juizforano reclama da arbitragem. "Perdi roubado. O juiz era amigo do meu adversário e roubou descaradamente. Faltando dez segundos para a luta acabar, o juiz deu ponto para o outro lutador, sem ele ter encaixado golpe algum. Estou muito chateado." Soares afirma ter um vídeo da luta e que irá enviar as imagens à Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJ).

No início deste mês, Soares foi também terceiro colocado no Campeonato Mundial sem Quimono, ocorrido na Califórnia. Ele foi derrotado na quarta luta. "Foi um campeonato bem diferente e meu primeiro sem quimono. A experiência foi bem legal, fiquei satisfeito. Conseguir ficar em terceiro, diante de lutadores acostumados com lutas do tipo, foi um bom resultado."

O Sulamericano de Jiu-jitsu e o Mundial sem Quimono foram as últimas competições de 2010 para Soares. O atleta pretende descansar dos treinos por um mês e finalizar a faculdade de Gestão Ambiental. "Vou me formar no final do ano e aproveitar para estudar um pouco." Mas o descanso deve durar pouco. No dia 22 de janeiro, na capital carioca, Soares participa da seletiva para o Mundial Profissional de Jiu-jitsu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Um bom resultado pode levá-lo à disputa internacional com tudo pago. "Pretendo ainda passar uma temporada nos Estados Unidos para treinar a luta sem quimono. Estando lá, fica mais fácil competir os mundiais. Para isso, estamos buscando patrocínios."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken