Quarta-feira, 10 de julho de 2013, atualizada às 16h53

Segunda dose da vacina antirrábica será oferecida a partir de sábado

Da Redação
vacinação  caes e gatos

Começa neste sábado, 13 de julho, a segunda etapa da vacinação antirrábica na Zona Urbana de Juiz de Fora. A ação promovida pelo Setor de Zoonoses em parceria com a Secretaria de Saúde, vai ocorrer de 8h às 16h. A campanha este ano será dividida em quatro sábados, assim as doses serão disponibilizadas até o dia 3 de agosto.

Além dos postos que irão oferecer a vacina, o Parque Halfeld também ajudará na imunização dos bichos. Estima-se que 60 mil animais, entre cães e gatos, com idade acima de três meses recebam a segunda dose.

As pessoas poderão encontrar as vacinas em cerca de 110 postos espalhados pela cidade, principalmente em locais como unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), campos de futebol, praças e logradouros públicos, sociedades pró-melhoramentos de bairros (SPMs) e centros comunitários. Confira aqui.

Na primeira etapa da campanha, que ocorre na Zona Rural, já foram vacinados 1.876 animais, em cerca de 15 localidades. Nesta quarta-feira, 10, a vacinação está sendo realizada em Rosário de Minas e Sítio da Cachoeira. Na quinta-feira, 11, será em Buieie e Igrejinha. Esta primeira fase da campanha vai até o dia 16.

Os animais devem ser levados para a vacinação por adultos, e cães e gatos mais agitados e violentos, ou que apresentem esse comportamento no momento da aplicação da dose, é aconselhável a condução com focinheira.

O principal objetivo do evento é a prevenção da raiva humana, doença que desde 1998 não faz vítimas em cães e gatos na zona urbana da cidade. A raiva é uma doença quase que cem por cento letal. A forma mais comum de transmissão ao homem é pelo contato com a saliva do animal raivoso, por meio de mordeduras, arranhaduras ou lambeduras de mucosa ou de pele.

ACESSA.com - Segunda dose da vacina antirr?bica ser? oferecida a partir de s?bado