• Assinantes
  • Esporte

    Probabilidade é capaz de supor o futuro do Tupi no MineiroCom ajuda de um programa, o internauta pode dar palpites sobre cada jogo e saber se o Carijó tem chances de seguir na competição

    Clecius Campos
    Subeditor
    24/2/2011
    Foto do mascote do Tupi

    O Tupi Foot Ball Club entra na quinta rodada do Módulo I do Campeonato Mineiro neste domingo, 27 de fevereiro, quando joga contra o Uberaba, no Uberabão, a partir das 16h. A cada resultado da rodada, torcedores ficam apreensivos sobre o futuro do Carijó na competição e imaginam que placares seriam necessários para que o Tupi fique entre os quatro que se classificam para a próxima etapa do Mineiro.

    O professor do Departamento de Estatística da Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Antônio Beraldo, afirma que a probabilidade é capaz de supor o futuro do Tupi no torneio, levando-se em conta variáveis simples e aplicando um método probabilístico, com a ajuda de um programa. "É tudo uma brincadeira. Se o torcedor levar em conta os jogadores de todos os times, os retrospectos de cada equipe, os juízes que irão apitar, por exemplo, ele conseguirá estimar a pontuação final e dizer se o Tupi vai ou não para a próxima fase."

    O programa traz as onze rodadas da primeira fase do Campeonato Mineiro. Para dar os palpites, o torcedor precisa escolher um jogo e responder à seguinte pergunta: se os times jogassem dez vezes, sob as mesmas condições (mesmo time, mesmo estádio, mesma situação na tabela, mesmo juiz, etc.) quantos jogos, desses dez, o Tupi ganharia, empataria ou perderia?

    Vamos tomar como exemplo a partida Uberaba x Tupi. Suponhamos que, levando em conta as posições da equipe na tabela, o jogo fora de casa e outras variáveis, cheguemos a conclusão que em dez jogos, o Tupi venceria três, empataria dois e perderia cinco. A soma das vitórias, empates e derrotas deve ser sempre igual a dez. Agora é só preencher os campo com esses valores. "O computador calcula, automaticamente, qual é a esperança de pontos para estes resultados." Após os cálculos, podemos dizer que a esperança do Tupi é de conseguir 1,1 ponto no jogo contra o Uberaba.

    Dê seu palpite

    Como se preenche os campos de vitória (V), empate (E) e derrota (D)?
    Distribua dez pontos entre os campos. Exemplo: V = 5, E = 3 e D = 2. Não é possível alterar os valores das rodadas já realizadas. O total de pontos aparece no último campo da tabela.

    Rodada Casa Placar Visitante V E D Pts
    1ª Rodada Tupi 0 x 0 Villa Nova
    2ª Rodada Atlético-MG 4 x 1 Tupi
    3ª Rodada Tupi 4 x 3 Democrata
    4ª Rodada Tupi 1 x 1 América-TO
    5ª Rodada Uberaba SC x Tupi
    6ª Rodada Tupi x Caldense
    7ª Rodada Guarani x Tupi
    8ª Rodada Funorte x Tupi
    9ª Rodada Tupi x América-MG
    10ª Rodada Tupi x Cruzeiro
    11ª Rodada Ipatinga x Tupi
     
    Palpite do professor deixa Tupi fora da semifinal

    A tabela já vem com os quatro primeiros jogos preenchidos, indicando os resultados já obtidos pelo Tupi até a quarta rodada. Simulando um prognóstico, Beraldo distribuiu as possibilidades de vitórias, empates e derrotas durante as próximas rodadas, conforme o indicado na tabela abaixo. "São onze rodadas e cada time pode completar, no máximo, 33 pontos — 100% de rendimento. Em 2010, o Tupi ficou em quarto lugar na Fase I, com 21 pontos, 63,6%. Estou supondo que o Tupi irá se classificar se fizer os mesmos 21 pontos, em 2011."

    Mandante---VisitanteCidadeVitóriaEmpateDerrotaPtos.
    Tupi 1 - 1 Villa Nova Juiz de Fora - 10 - 1
    Atlético 4 - 1 Tupi Sete Lagoas - - 10 0
    Tupi 4 - 3 Democrata Juiz de Fora 10 - - 3
    Tupi 1 - 1 América - TO Juiz de Fora - 10 - 1
    Uberaba - - - Tupi Uberaba 3 2 5 1,1
    Tupi - - - Cruzeiro Juiz de Fora 2 2 6 0,8
    Tupi - - - Caldense Juiz de Fora 10 - - 3
    Guarani - - - Tupi Divinópolis 1 3 6 0,6
    Funorte - - - Tupi Montes Claros 5 4 1 1,9
    Tupi - - - América Juiz de Fora 10 - - 3
    Ipatinga - - - Tupi Ipatinga 2 3 5 0,9
                  Total de Pontos16,3

    O preenchimento da tabela com os palpites de Beraldo e o cálculo do computador indicam que o Tupi teria 16,3 pontos, ao final da primeira fase. "Assim, por este método, provavelmente o Tupi não repetirá os 21 pontos do ano anterior e ficará fora da semifinal", lamenta. Abaixo, o Portal ACESSA.com disponibiliza o programa, que deve ser preenchido conforme as orientações dadas acima.

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.