Quinta-feira, 19 de maio de 2011, atualizada às 18h38

Juiz-forana Roberta Stopa participa de segunda etapa da Taça Brasil de Mountain Bike, no Rio de Janeiro

Victor Machado
*Colaboração
Roberta Stopa e outra competidora em prova de Mountain Bike

A atleta juiz-forana Roberta Stopa participa neste domingo, 22 de maio, da segunda etapa da Taça Brasil de Mountain Bike, no Rio de Janeiro. A prova reúne atletas da elite da modalidade e conta pontos para o ranking olímpico, que garante vaga ao país nas Olimpíadas de 2012.

A expectativa de Roberta é de voltar do Rio de Janeiro com um bom resultado, assim como na primeira etapa da competição. "Venci a primeira etapa e acredito que tenho chances de conseguir um ótimo resultado novamente." No entanto, a atleta comenta que terá um desafio a mais na prova de domingo. "O circuito é plano e isso faz com que todas as competidoras corram próximas. Tenho nas subidas um diferencial que me faz distanciar de algumas ciclistas." Entre as principais concorrentes da juiz-forana estão Érika Gramiscelli e Jullyana Machado.

Ranking olímpico

Roberta afirma que, além da vitória, é importante buscar um bom tempo que garanta pontos para o índice olímpico. "É uma competição que ajuda a garantir a vaga do país nas Olimpíadas. Depois, haverá uma seletiva nacional para saber os representantes do país." A atleta comenta que os índices das provas são baseados nos tempos da União Internacional de Ciclismo.

A juiz-forana reclama da falta de participação em competições fora do país. "Meus tempos só não são melhores por não ter a frequência de participar de provas internacionais fora do Brasil." A atleta conseguiu uma medalha de bronze e um oitavo lugar no Pan-americano de Mountain Bike, nas categorias team relay (equipe) e individual, respectivamente.

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken