Sexta-feira, 13 de abril de 2012, atualizada às 17h

Meia Maratona da Saúde movimenta a manhã de domingo em Juiz de Fora

Thiago Stephan
Repórter
Ranking de Corridas de Rua

Correr 21 quilômetros entre o bairro Salvaterra e o Parque Halfeld. Esse é o desafio que 542 atletas – 414 homens e 128 mulheres – vão ter na manhã deste domingo, 15 de abril, na Meia Maratona da Saúde, prova que abre o 26º Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora.

A largada está marcada para as 7h30 no pátio de uma faculdade particular. Haverá, ainda, percurso de 8 quilômetros, para o qual se inscreveram 757 atletas, sendo 396 homens e 361 mulheres. Entretanto, a distância menor não pontua no ranking.

As crianças não foram esquecidas. Para elas, haverá distâncias especiais, todas com largada às 10h30, no Parque Halfeld. Para as crianças de sete a nove anos, a distância é de 300 metros. Os jovens corredores com idades entre dez e doze anos percorrerão 600 metros. Corredores com 13 e 14 anos terão pela frente um quilômetro, enquanto aqueles com 15 e 16 anos vão correr 1.609 metros (uma milha). Cento e nove crianças foram inscritas. A terceira idade também marcará presença na prova: 110 irão correr, 78 homens e 32 mulheres. Há, ainda, 25 deficientes físicos inscritos.

Na Meia Maratona, o percurso até o ponto central da cidade passará pelo bairro Santa Luzia, com retorno até a Deusdedit Salgado. Na avenida Rio Branco, os atletas vão dar duas voltas no trecho entre o bairro Bom Pastor e o Mergulhão. A passagem pelo Santa Luzia é considerada pelos organizadores como o início do trecho que mais vai exigir dos atletas, uma vez que até o Cascatinha, passando pelo Parque da Lajinha, é uma longa subida. Passada essa dificuldade inicial, o restante do percurso é marcado por retas e descidas. Confira, no quadro abaixo, o trajeto que os atletas vão percorrer.

Os kits dos corredores serão entregues neste sábado, 14 de abril, das 8h às 18h, no local da largada. Às 18h, haverá um simpósio técnico no anfiteatro da faculdade, quando o juiz-forano Vanderson Luiz de Souza, vendedor da Ultramaratona 24h, em 2011, ministrará palestra abordando, entre outros pontos, o percurso da Meia Maratona. A retirada do chip ocorre no dia da prova, das 6h às 7h, no pátio da faculdade, onde os atletas terão acesso ao guarda-volumes.

Quem for assistir à corrida no Centro, poderá participar de algumas atividades de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação postural, higiene bucal, saúde da mulher e pesagem.

Confira o percurso da Meia Maratona da Saúde

Percurso da Meia Maratona

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Meia Maratona da Sa?de movimenta a manh? de domingo em Juiz de Fora