Segunda-feira, 9 de julho de 2012, atualizada às 16h15

Mais de 70 juiz-foranos participam da Maratona Internacional do Rio de Janeiro

Nathália Carvalho
*Colaboração
Maratona Internacional do Rio de Janeiro

A Maratona Internacional do Rio de Janeiro, realizada durante a manhã do último domingo, 8 de julho, contou com a presença de mais de 70 juiz-foranos. No total, uma marca histórica de 21 mil pessoas realizaram a prova, consagrada pela vitória dos quenianos e por quebra de recordes da corrida.

O evento foi dividido em três categorias. A maratona percorria um trajeto de 42,195 quilômetros, saindo do bairro Recreio; a Meia Maratona, de 21km, começou na Barra da Tijuca; e a Family Run, prova de seis quilômetros, no Aterro do Flamengo, onde todas as provas terminaram.

A equipe de Juiz de Fora, SaúdePerformance, levou quase trinta atletas para a disputa da Maratona e Meia Maratona no Rio. De acordo com o treinador, Marcos Hallack, o tempo nublado, com algumas pancadas de chuva, ajudou no desempenho dos corredores. "Não levamos atletas da equipe de alto rendimento, foram apenas amadores e todos atenderam à expectativa além do que era imaginado." Hallack ressalta que alguns atletas participaram pela primeira vez da disputa e conseguiram bons resultados. "Tivemos a Maria Cláudia, que completou muito bem a prova de '42 leões', como é conhecida a maratona devido a sua grande dificuldade", completa.

Maratona do Rio de JaneiroO maratonista Gedair Reis disputou a primeira prova depois da realização de uma cirurgia em um dos joelhos. "A minha preparação ocorreu de forma lenta e agradável. Já durante a prova, busquei não atingir velocidade em excesso ao longo do percurso. Estou feliz, considero minha participação como uma volta."

Ele destaca a presença do campeão brasileiro Vanderson Luís de Souza, que disputou a meia maratona. "A quinta colocação na Meia Maratona foi conquistada pelo juiz-forano Flávio Stumpf." No feminino, Gedair lembra de Andriléia do Carmo, Tânia Villaça e Hellen Rose.

"Entre os veteranos, ressalto a participação de Jeová Gomes, de 76 anos, que disputa sua 53ª maratona", acrescenta Reis. No total, cerca de 5.500 pessoas participaram da maratona, outras 8,5 mil da Meia Maratona e 7 mil estiveram presentes na Family Run. Entre os inscritos, em torno de 50% dos atletas não eram do Rio de Janeiro, sendo que 1,2 mil vieram de outros países.

*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Mais de 70 juiz-foranos participam da Maratona Internacional do RJ