Quarta-feira, 1 de agosto de 2012, atualizada às 18h

Fifa confirma JF como possível Centro de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo

Jorge Júnior
Subeditor
fica

Juiz de Fora, em parceria com Matias Barbosa, foi confirmada como um dos possíveis Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo de 2014. O anúncio foi feito por representantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL), na manhã desta quarta-feira, 1º de agosto, no Museu do Futebol, em São Paulo.

A candidatura da cidade consta no catálogo com os 54 CTS. O documento lista locais já aprovados e com contrato assinado com o COL, mas não dispõe sobre os complexos esportivos para as seleções que participarão do evento-teste para a Copa em 2013. Uma nova versão do catálogo será lançada no segundo semestre de 2013.

Diante da notícia, o secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda, afirma que a indicação é muito importante. "Teremos, oficialmente, a divulgação da cidade pelos órgãos principais, tanto para a Copa de 2014, quanto para os Jogos Olímpicos. É um selo que garante que a cidade é um bom lugar para se treinar." Além disso, Miranda revela que, com a divulgação, alguns países podem querer vir para Juiz de Fora.

Segundo o secretário, agora a tarefa principal do município é investir nas acomodações. "A Prefeitura da cidade terá que realizar investimentos na infraestrutura e a Universidade Federal de Juiz de Fora [UFJF] terá que melhorar os equipamentos esportivos." Outro passo que o representante da pasta destacou foi a interação e aproximação com os outros países. "Já recebemos o dirigente da Austrália, que gostou muito das acomodações da cidade."

A lista dos centros de treinamento da Copa será atualizada até dezembro de 2013, quando, às vésperas do sorteio das chaves da Copa, terá sua versão final disponibilizada para as 32 seleções classificadas para o torneio. Caberá, então, às delegações estrangeiras a tarefa de escolher onde irão treinar e se alojar durante o Mundial.

A primeira versão do catálogo dos CTS da Copa traz 54 centros com contrato assinado, mas, se levado em conta os já aprovados, caso do CT do São Paulo em Cotia, por exemplo, o número sobe para 76. O Comitê da Copa espera entregar a lista final com até 80 locais (o número mínimo exigido pela Fifa é 64).

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Fifa confirma JF como poss?vel Centro de Treinamento de Sele?es