Confrontos do Tupi no Campeonato Mineiro

Por

Campeonato entra na fase de matar ou morrer Com a classifica??o atual, Villa Nova ? a equipe que tem os confrontos mais f?ceis. Tupi tem pela frente l?der e vice-l?der da competi??o

Guilherme Oliveira
*Colabora??o
12/03/2007

A vit?ria contra o Am?rica colocou novamente o Tupi na zona de classifica??o. O bom futebol apresentado pela equipe carij? deu ?nimo novo ao elenco e torcedores para a dif?cil tarefa que a equipe vai ter pela frente. Para se manter entre os quatro primeiros colocados, o Tupi enfrenta em seguida nada menos que l?der e vice l?der da competi??o. No pr?ximo domingo, o advers?rio ? o Cruzeiro no Mineir?o. Depois ? a vez de encarar o Ipatinga em Juiz de Fora.

Para o zagueiro Samuel que esteve suspenso na partida contra o Am?rica, quatro pontos nesses dois jogos estariam de bom tamanho para a equipe juizforana. "Se conseguirmos uma vit?ria e um empate nesses dois jogos teremos muitas chances de classifica??o. Teoricamente os outros dois jogos s?o mais f?ceis e fazendo com que estas equipes n?o somem pontos contra a gente, conseguiremos nos manter entre os classificados", diz o zagueiro.

Com v?rios confrontos diretos, a vit?ria passa a valer seis pontos. O campeonato chegou ao mata-mata, ? vencer e tirar do jogo o advers?rio. "Todos os jogos que nos restam s?o confrontos diretos. Quando vencemos, impedimos que o advers?rio chegue e ele n?o ter? mais como recuperar esses pontos perdidos", acredita o zagueiro Samuel.

Cada um com sua cruz
Com a tabela atual, o Tupi ? a equipe, juntamente com o Democrata GV, que tem a miss?o mais dif?cil quando o assunto ? advers?rios. Somente o Ituiutaba tem a situa??o mais complicada.

Dos 12 participantes, O Tupi encara o 1?, 2?, 8? e 9? colocados. Para termos uma melhor an?lise dos n?meros, vamos pontuar cada equipe com seu grau de dificuldade. O Cruzeiro, por exemplo, teria o grau 12, pois ? o l?der entre 12 equipes; o Ipatinga, segundo colocado, teria grau 11; o Atl?tico, grau 10; e assim por diante. At? chegar no Am?rica, o ?ltimo colocado que tem grau 1.

Pelos confrontos temos o Ituiutaba com o maior grau de dificuldade, 35. Tupi e Democrata GV vem em seguida, com grau 32. O Villa Nova ? a equipe que enfrenta os advers?rios mais tranq?ilos teoricamente. Para Rio Branco e Guarani s? restam tr?s jogos.

*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora