Sexta-feira, 9 de novembro de 2012, atualizada às 13h15

Cerca de 200 atletas participam do Campeonato Sudamericano de Taekwondo

Nathália Carvalho
Repórter
Campeonato de Taekwondo

Cerca de 200 atletas vão se reunir em Juiz de Fora durante o final de semana para participar da 6ª edição do Campeonato Sudamericano de Open Taekwondo. A abertura acontece às 13h do sábado, 10 de novembro, e a cerimônia de encerramento e premiações serão às 18h do domingo, 11. O evento acontecerá de 9h às 19h, no Instituto Vianna Júnior.

De acordo com o organizador do evento, mestre Fernando Ribeiro, além dos participantes de Juiz de Fora e região, a competição contará com a presença de atletas de outros estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, e ainda terá uma delegação da Colômbia. "Acreditamos que, com essa grande participação de atletas de outras regiões, inclusive de fora do Brasil, conseguiremos difundir mais a prática esportiva e levar o nome da cidade para essas regiões", explica.

Uma novidade deste ano será a utilização do sistema eletrônico Daedo, o mesmo utilizado nas Olimpíadas de Londres. "É uma inovação, um sistema moderno e que nunca havia sido utilizado em campeonatos desse nível em Minas. Foi um investimento alto, mas que irá oferecer mais qualidade para a competição, visto que a possibilidade de erro é menor", alega. Segundo Ribeiro, o aparelho possui chips que marcam os pontos executados pelo atleta no adversário, o que permite uma precisão maior do que a do olhar do árbitro em determinadas situações.

Categorias

Os esportistas são de todas as idades e dividem-se nas categorias fraldinha, mirim, infantil, juvenil, adulto e master, entre masculino e feminino. Já as competições englobam as categorias luta, formas, quebramento e defesa pessoal.

Festival de Judô

Também neste final de semana será realizado o 2º Festival de Judô em Juiz de Fora, que pretende reunir cerca de 150 atletas da cidade. As competições serão no sábado, com início às 14h, no ginásio poliesportivo do Vianna. De acordo com a organização do evento, ele é voltado para crianças a partir de 4 anos e segue os critérios de peso e idade estabelecidos pela Federação Mineira de Judô.

Os atletas dividem-se nas categorias pré-mirim, mirim, infanto, infantil, juvenil, master e senior, entre homens e mulheres. Ao todo, serão disponibilizadas três áreas de competição: para nascidos de 2002 a 2008; de 1995 a 2001; e de 1988 a 1994. A taxa de participação por aluno é de R$ 25, e deve ser paga ao professor responsável.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Mais de 200 atletas participam do Campeonato Sudamericano de Taekwondo