Quarta-feira, 3 de novembro de 2010, atualizada às 11h20

Mil atletas são esperados na Corrida da Fogueira

Isabela Lobo
Colaboração*

A 63ª edição da Corrida da Fogueira contará com a participação de mil atletas, número maior que na edição passada, que teve 790 inscritos, segundo informações do supervisor de Eventos e Capacitação do Departamento de Iniciação Esportiva e Rendimento da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Juiz de Fora, Orlando Benício. O evento ocorre neste sábado, 6 de novembro.

Os atletas inscritos deverão buscar seus kits para a realização da prova, que serão distribuídos na praça do bairro Bom Pastor na sexta-feira, 5, das 10h às 21h, e no sábado, 6, das 10h às 13h. Os competidores que não puderem resgatar os kits pessoalmente deverão fazer uma declaração autorizando a retirada do material.

O evento terá início às 17h com a Corrida da Fogueirinha. As provas dos atletas mirins serão realizadas uma após a outra, começando pela primeira faixa, de 7 a 9 anos. Às 19h é a vez das categorias masculino e feminino. Os competidores do percurso de 10 km largarão na frente, seguidos pelos atletas que disputarão o percurso de 5 km. Por não ser uma prova oficial, não haverá pelotão de elite.

A competição terá seis percursos diferentes:

  • 300 m: atletas de 7 a 9 anos
  • 600 m: atletas de 10 e 11 anos
  • 1000 m: atletas de 12 a 14 anos
  • 5 km: categoria masculino e feminino
  • 10 km: categoria masculino e feminino

Confira o mapa dos percursos

Alteração no tráfego

Em função da corrida, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) vai realizar uma série de mudanças no trânsito. A avenida Doutor José Procópio Teixeira, entre 16h45 e 22h, será totalmente interditada. A partir das 18h até o término da competição, a interdição total também atinge a pista central da Barão do Rio Branco, entre a avenida Brasil (ponto do Manoel Honório) e a avenida Doutor José Procópio Teixeira (trevo do Bom Pastor).

Os ônibus que trafegam na pista central deverão utilizar a pista lateral, fazendo breves paradas para embarque e desembarque de passageiros, paralelamente aos pontos existentes. Nos pontos de travessia da Barão do Rio Branco em que haja conflito com a corrida, o tráfego será paralisado para os corredores passarem ou a critério dos Agentes de Trânsito e/ou Policial Militar. Será garantido aos moradores de toda a área interditada o acesso às residências.

*Isabela Lobo é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken