Criatividade e talento

Por


Criatividade e talento
O que sinaliza o mercado

Fl?via Machado
15/01/02

Mais uma vez, Medicina encabe?a a lista dos cursos mais concorridos no vestibular 2002 da UFJF, com 25,81 candidatos por vaga, seguido por Psicologia (16,43), Fisioterapia (15,70), Ci?ncia da Computa??o (14,70) e Direito (14,01). Nenhuma novidade at? agora. Pelo contr?rio, um dos cursos mais tradicionais volta a estar no topo, revelando a tend?ncia que ainda aponta a Medicina como uma profiss?o de futuro.

No entanto, qual ? a rela??o entre mercado e cursos mais procurados? Ser? que existe realmente uma tend?ncia de mercado que norteia a escolha dos candidatos? Para a psic?loga e consultora da DRH Desenvolvimento de Recursos Humanos, Maria Aparecida Frade Pires, se a tend?ncia existe ? complicado afirmar. Mas ela acredita que o sucesso numa profiss?o vai depender tamb?m de outros fatores, como realiza??o pessoal, determina??o e talento, e n?o simplesmente se o mercado ? favor?vel. Outro fator importante, ? obter informa?es sobre como ? o curso e o mercado de trabalho. Do contr?rio, uma escolha equivocada pode resultar em desist?ncias no meio do caminho e at? frustra?es para toda a vida. ?Na hora de escolher o curso a ser feito, a informa??o ? essencial. Al?m ? claro, das compensa?es que a profiss?o vai trazer no futuro, como satisfa??o pessoal e financeira.?

A psic?loga alerta que muitas vezes a escolha de uma profiss?o ? determinada pela ?vontade do outro?, ou seja, aquela velha est?ria de que ?eu fa?o direito porque meu pai quis? ou ainda ?eu fa?o medicina porque minha m?e sempre desejou ter um filho doutor? e por a? vai. ?A consequ?ncia de se deixar levar por tais ?obriga?es? tamb?m vai ser a frustra??o?, diz Aparecida.

A orienta??o profissional tamb?m pode determinar o sucesso numa carreira. Neste caso ela ? feita ap?s a forma??o acad?mica e tem como objetivo ajudar as pessoas que sabem que escolheram a profiss?o certa, mas ainda n?o se decidiram em qual ?rea atuar. Como explica a psic?loga, a orienta??o vai definir a ?rea de atua??o daquele profissional, colocando tamb?m as melhores op?es para ele conseguir atingir tal objetivo.

Outra caracter?stica do mercado atual ? que, cada vez mais, as pessoas t?m procurado um aperfei?oamento, seja atrav?s de cursos de l?nguas e inform?tica, como tamb?m, de extens?o e p?s-gradua??o. Um perfil muito procurado pelas empresas ? do profissional empreendedor, criativo e que tenha uma vis?o futura do mercado. E para ser tudo isso, o profissional requisitado hoje n?o precisa ter estabilidade e sim o contr?rio. ?Mudar de emprego pode ser sin?nimo de profissional din?mico e bem informado?, conclui Aparecida.