Ter?a-feira, 25 de novembro de 2008, atualizada ?s 17h14

Crise econ?mica faz ceia ficar mais cara esse ano. Castanhas, frutas cristalizadas, nozes e peixes est?o entre os produtos e alta



Viviane Camargos
Rep?rter

Os juizforanos podem se preparar, pois os produtos natalinos devem ficar mais caros esse ano. A crise financeira sobre a qual todos falam no momento, vai interferir na mesa dos brasileiros que n?o abrem m?o das castanhas, frutas cristalizadas, nozes e peixes na mesa durante as festas de fim-de ano.

O gerente de uma loja de frios da cidade, Pedro Paulo Oliveira explica que n?o h? como segurar os pre?os e os aumentos ser?o repassados ao consumidor. "Muitas mercadorias s?o importadas e como o d?lar subiu, os valores v?o aumentar, com certeza", esclarece.

Para o economista Evandro Teixeira, j? era esperado um aumento nos produtos natalinos esse ano. "A crise financeira dos Estados Unidos fez o d?lar aumentar e, como muitos produtos s?o adquiridos em d?lar, a moeda de refer?ncia para o mercado brasileiro, os pre?os v?o subir", explica. Ele acredita que as pessoas ser?o mais moderadas nas compras dos itens para a ceia, preferindo gastar menos.

Evandro ressalta ainda que a crise pode acarretar no aumento da procura por produtos nacionais. "Como os importados estar?o mais caros, as pessoas tender?o a substitu?-los por itens produzidos no Brasil", diz.

Na pr?xima quinta-feira, dia 27 de novembro, a Secretaria Municipal de Agropecu?ria e Abastecimento (SAA) vai divulgar os dados do Disque Natal, uma pesquisa realizada todos os anos sobre pre?os dos produtos consumidos na ?poca. No Portal ACESSA.com, voc? vai conferir o levantamento no Guia do Consumidor, do caderno Direito & Justi?a.

Foto de castanhas e
cajus dentro de potes de vidro sobre uma prateleira Foto de peixes
congelados e com gelo em volta
Prefer?ncias do juizforano

O gerente Pedro Paulo Oliveira explica que todos os anos os produtos de maior sa?da nessa ?poca s?o a castanha portuguesa, nozes, frutas cristalizadas e o tender.

J? a funcion?ria de uma casa de peixes no centro, Lenira Ferreira, explica que ao contr?rio do que se pensa, o juizforano n?o s? consome mais bacalhau em tempo de festas de fim-de-ano, mas tamb?m outros tipos de peixes. "Vendemos em m?dia 50% a mais de outros tipos, como, o salm?o, anchova e ca??o", informa.

A procura ainda est? no come?o, de acordo com eles. "O movimento tende a crescer no in?cio de dezembro. ? quando as pessoas recebem o d?cimo terceiro", explica Pedro Paulo.