Nada de choro! Ano Novo, vida nova. Revigore o cora??o e se prepare para novos desafios no campo do amor. Levou um fora ou est? sem namorado? Viva a renova??o!

Fernanda Leonel
Rep?rter
02/01/2007

Se o t?rmino est? relacionado a trai??o, anote as dicas para seguir em frente sem medo de ser feliz! Bola para frente e fila andando... Clique no ?cone ao lado para ler a mat?ria!

ilustra??o de casal

Voc? estava amando. Muito apaixonada, j? tinha planejado um fim de semana de janeiro na praia com seu namorado. E ent?o, acabou. Depois de incont?veis potes de sorvete, e alguma dor de cabe?a, voc? est? decidida a viver vida nova, certo?

Para o seu bem, a resposta tem que ser sim. O "Dicion?rio da Mulher Moderna", um dos livros mais vendidos no Brasil no ?ltimo m?s, define "recupera??o" como "renascer depois de uma colis?o ou impacto com algu?m; se recompor de uma frustra??o".

Vamos caminhar por um pensamento: se a palavra existe ? porque ela acontece e vai acontecer com voc?. Nada de ficar achando que voc? nunca mais vai ser feliz de novo se aquilo que voc? (repetindo; voc?!) acredita no momento de frusta??o n?o est? acontecendo.

Liberte-se! E tente viver outras coisa na sua vida. A concentra??o pode ser profissional, na sua fam?lia, ou at? mesmo em um relacionamento. Todo mundo sabe que n?o ? nada f?cil come?ar de novo, e que depois de um namoro, fica at? dif?cil se envolver.

Dif?cil, n?o imposs?vel. As rela?es "de recupera??o" podem ser desastrosas, mas tamb?m podem ajudar, ser saud?veis, e at? divertidas, principalmente se voc? seguir algumas regrinhas.

De acordo com a psic?loga L?cia Bargiona Geara (foto), quando voc? est? em recupera??o, voc? deve ser mais corajosa, aberta, menos t?mida e se sentir independente para tomar decis?es sozinhas.

foto da psic?loga L?cia Bargiona Geara Para L?cia, o primeiro passo ? saber realmente o que voc? est? procurando naquele momento para n?o se machucar depois. Vale muita honestidade com seu cora??o: voc? est? procurando divers?o pra esquecer at? o nome dele ou voc? precisa de algu?m que a trate bem para ajud?-la a levantar sua auto-estima?

"O que voc? precisa ? se conhecer, o que te d? ferramentas para fazer escolhas saud?veis, ao inv?s daquelas que v?o piorar seu ego ferido", diz L?cia Bargiona. Al?m disso, saber o que voc? procura significa que voc? n?o vai fazer outras pessoas sofrerem.

A dica da psic?loga, ? que, a n?o ser que seja somente uma noite, ? importante dizer para o "objeto de sua recupera??o" sua hist?ria recente e que voc? n?o est? preparada para um relacionamento s?rio.

"N?s somos adultos e se a outra pessoa quiser continuar, at? mesmo se ela esperar algo mais, ele saber? o que realmente se passa e voc? n?o precisa se sentir culpada por isso", Enfatiza a psic?loga.

D?-se um tempo

ilustra??o de liberdade Talvez voc? j? tenha procurado seus ex-namorados antes mesmo de seu ex sair pela porta. De qualquer maneira, talvez voc? precise ficar sozinha por um tempo. "Cada fim de namoro e cada pessoa requer um tempo diferente para se recuperar", fala L?cia, que enfatiza que n?o h? tempo determinado para seguir em frente depois de um fora.

E aqueles amigos e parentes que falam que ? muito cedo para voc? namorar algu?m ou que voc? deveria sair mais? A resposta ? resumida: deixe que os outros o influenciem. "Os 'voc? deve' dizem respeito a quem fala, n?o a voc?".

Tenha certeza que voc? aprendeu com o t?rmino de namoro e pensou sobre o que voc? quer para futuras rela?es. Assim voc? n?o sai correndo de um relacionamento para outro igual.

?s vezes, algumas coisas no seu relacionamento "de recupera??o" podem parecer horrivelmente familiares. Pior do que uma semelhan?a f?sica, ? se o novo caso tem os mesmos defeitos do que seu ex. "N?o entre em um c?rculo vicioso", diz L?cia. "Tente novas experi?ncias com uma pessoa totalmente nova". Fazendo isso, voc? se abre para novas possibilidades, tira o ex da sua rotina e p?ra de us?-lo de exemplo para medir qualquer um que se aproxime.

D? uma chance ? paix?o

foto de cartinha apaixonada A sabedoria popular diz que uma rela??o depois de um rompimento pode embelezar sua vida, mas n?o vai ser seu amor para sempre - mas os especialistas discordam. Muitas hist?rias de amor come?am com: "Eu tinha acabado de sair de um relacionamento e n?o estava procurando nada s?rio".

Para ajud?-la a entender a diferen?a entre se apaixonar por algu?m ou se apaixonar por qualquer um para que voc? n?o fique sozinho, Bargiona recomenda acreditar em um amigo que quer v?-la feliz, e que n?o seja uma pessoa que sempre concorde com tudo.

"Amigos honestos n?o devem dizer o que voc? quer ouvir. Escute o que eles acham de seu comportamento e de suas escolhas", diz. No fim das contas, um relacionamento "de recupera??o" pode nos dar dicas sobre o que n?s queremos na pr?xima rela??o, um senso maior de n?s mesmos e um jeito divertido de provar se voc? superou o ex.

Literalmente: aprenda com a situa??o!

Terminar o relacionamento ? sempre dif?cil, mesmo se quem desistiu do namoro foi voc?. Mas n?o h? necessidade fazer uma tempestade no momento da separa??o, bancar uma personagem de novela e atirar objetos dom?sticos na cabe?a do seu ex-amor.

A hora ? sofrida para os dois e nada melhor que resolver esse tipo de problema com classe. Pode ser q ue uma amizade n?o nas?a dali instantaneamente - ali?s, ? bem prov?vel que ambos precisem de um tempo afastados depois da separa??o - mas voc? n?o quer criar inimigos.

Al?m disso, todo mundo merece respeito. Para n?o errar, algumas dicas simples da psic?loga L?cia Bargiona Geara que podem facilitar a sua vida e a dele:

Para terminar:
  • N?o enrole - Se achar que ? hora de terminar, fa?a isso logo. N?o fique tentando mostrar que as coisas n?o est?o bem, para esperar que ele termine com voc? e poupe esse trabalho. Outra coisa: n?o existe um bom momento para terminar, ser? sempre dolorido. Ent?o, pouco resolve esperar. ? claro que ? bom evitar datas especiais como o dia do anivers?rio, dia dos namorados, etc.
  • Ou?a a opini?o dele - Falar pode ser o seu forte, mas n?o adianta discursar e ir embora. O seu futuro ex-namorado certamente tem coisas a dizer, a perguntar, a lamentar. Tenha paci?ncia com ele.
  • N?o brigue - Os namoros n?o precisam terminar como se fossem casos de novelas mexicanas. V? direto ao ponto e n?o d? espa?o para discuss?es.
  • Esque?a a culpa - Relacionamentos terminam. N?o se sinta mal porque algu?m vai sofrer por sua causa. N?o tenha d?vidas de que voc?, se j? n?o sofreu, vai acabar sofrendo por algu?m.
  • Amigos n?o t?m nada com isso - O problema ? seu, ent?o resolva sozinha. N?o d? para envolver fam?lia ou amigos nisso.
  • Escolha bem o local - Seu namorado pode querer causar um estardalha?o ou pode cair aos prantos. No primeiro caso, ? melhor n?o terminar em casa - um local p?blico pode deix?-lo menos ? vontade para gritar. No segundo, um local p?blico pode ser humilhante de mais.
Depois do t?rmino:
  • Amizade ? dif?cil no come?o - Provavelmente, voc?s n?o ser?o amigos t?o cedo. Nem ? bom ficar muito pr?xima dele logo de cara seu ex poder? encarar isso como a chance de voltar no futuro.
  • Troca de objetos - A pior parte ? trocar os objetos pessoais que est?o na casa de cada um. V? a casa dele para pegar os seus e j? leve os dele em uma caixa. Caso contr?rio, a visita desconfort?vel ter? que acontecer duas vezes, porque ele ter? de ir a sua casa retirar seus pertences.
  • Controle a l?ngua - Voc?s provavelmente t?m amigos em comum. Ent?o n?o saia por a? falando mal do seu ex a troco de nada, nem divulgue aos quatro cantos como voc? est? feliz e todos os caras com quem voc? est? saindo. Isso vai fazer mal para uma pessoa que j? foi muito importante na sua vida.