Juiz de Fora leva mais de 60 atletas para a Maratona do Rio

Do total de competidores da VidAtiva e da Saúde Performance, 22 vão disputar os 42 km e 46 correm pela Meia Maratona

Angeliza Lopes
Repórter
21/07/2015
maratona

Atletas de Juiz de Fora correm na consagrada Maratona do Rio de Janeiro, no próximo domingo, 26 de julho. A competição vai reunir cerca de 26 mil competidores de todo o país nos 42,195 km, com saída da Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio, seguindo até o Aterro do Flamengo. No trajeto os corredores irão contemplar diversos cartões postais da cidade maravilhosa, como as praias da Macumba, Ipanema, Copacabana, a comunidade da Rocinha e a vista para o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. As outras provas da competição são a Meia Maratona, 21 km, e a Olympikus Family Run, 6km.

Sairão da cidade, rumo à competição carioca, total de 65 corredores das empresas de consultoria esportiva e preparo da cidade, que o Portal ACESSA.com entrevistou, que são a VidAtiva e Saúde Performance. Sendo que 22 vão disputar a Maratona (VidAtiva 14 e Saúde 8) e 43 a Meia Maratona (VidAtiva 7 e 36 Saúde). Conforme a treinadora e competidora dos 42km, Talita Antunes, a equipe está recebendo preparo específico para as provas já há 20 semanas, mas muito antes disso já existia o sentimento de correr na prova. Ela destaca que neste período as dietas são mais balanceadas e sem frituras, além de evitar 100% as bebidas alcoólicas.

corridaMesmo com a ansiedade dos corredores de primeira viagem, Talita orienta que a última semana os treinos precisam ser mais leves, apenas para 'soltar as pernas'. As dicas principais para os dias que estão chegando é se hidratar muito e comer bastante carboidrato. "No dia, o indicado é segurar o ritmo no início para não cansar e tentar controlar a ansiedade durante a corrida", explica.

Mas, para a empresária Cristiane Rezende, que irá competir pela primeira vez a Maratona, será difícil conter o 'frio na barriga' em meio aos milhares de corredores. "Corro há dois anos e já me preparo há seis meses para esta prova. As consultorias mais específicas dos últimos dois meses exigem da gente quatro corridas por semana e seis dias de treino em estúdio, totalizando 13 horas de atividades semanais. O receio existe, mas já me preparei bastante", afirma.

Já a treinadora Talita terá sua segunda experiência este ano nos 42km. Ela conta o maior número de principiantes nesta competição é normal, visto que, todo corredor sempre gosta de novos desafios. "Sempre eles começam com distância menores, passam para 10 km/15km/21km e quando veem que já está fácil aquelas distância, partem para outras maiores. Como sou competidora, a minha expectativa neste ano é superar as 3 horas e 41 minutos da última prova", destaca.

Rumo ao sub 3 horas

corridaPelo quinto ano consecutivo, os irmãos gêmeos Weverson e Wiverson Lopes correm pela Maratona do Rio, mas, se antes a expectativa era de conseguir completar a prova e garantir tempos razoáveis até o fim do percurso, agora a competição será pesada. Weverson conta que há cinco meses está se preparando com treinos em percursos acima de 30 km, seis vezes por semana. "Quero fechar o trajeto em menos de 3 horas. Não é qualquer atleta que consegue atingir este tempo, pois a prova é longa e exige muito preparo". No último ano ele chegou a 3 horas e 30 segundos. Já o irmão pretende chegar a sua meta de 3 horas e 10 minutos.

O atleta orienta que todo maratonista iniciante deve preparar também o psicológico e nunca tentar forçar além do que foi exigido durante os treinamentos. "As pessoas começam achando que estão com o corpo bom para correr, mas depois dos 32 km tudo acontece. Por isso, é indicado seguir um ritmo sustentável, sempre hidratar nos postos e tomar a reposição de carboidratos, pois sem ele a perna pode sentir muito no final do percurso", afirma.

Percursos

A prova de 42km terá largada na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, passando pelas praias do Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e chegando ao Aterro do Flamengo. A largada da Meia Maratona (21km), será na Praia do Pepê, Barra da Tijuca, e a da Olympikus Family Run (6km) no Aterro do Flamengo, em um evento que reunirá famílias e iniciantes.

ACESSA.com - Juiz de Fora leva mais de 60 atletas para a Maratona do Rio