Terça-feira, 28 de julho de 2015, atualizada às 18h30

Atletas juiz-foranos vão correr maratona de 42 km neste sábado

Lucas Soares
Repórter

Seiscentos atletas têm a missão de se transformarem em ninjas no próximo sábado, 1º de agosto, para suportar uma das maratonas mais difíceis do Brasil: a Mizuno Uphill Marathon, com 42 quilômetros e um trajeto repleto de subidas e curvas sinuosas ao longo da Serra do Rio Rastro, em Santa Catarina. Os competidores que completarem a prova receberão o título de "corredor ninja".

Entre os participantes, estão os juiz-foranos Carolina Hallack, Edson Nascimento, Marcos Hallack e Maria Cláudia Silva, que tem plena consciência de que a competição não é fácil. Por isso, os últimos quatro meses foram dedicados aos treinos e provas mais brandas, perto de uma competição considerada uma das mais desafiadoras do calendário. Segundo Carolina, o clima da região da Serra Catarinense chegou a preocupar os atletas. "A gente está até esperando um pouco de frio, mas a máxima está em torno de 21ºC e a mínima de 10ºC. A previsão inicial era de 3ºC na hora da chegada. Mas é tudo novo, a expectativa e a ansiedade são grandes, mas me preparei. Corri várias meias-maratonas durante os treinos, subi a Serra de Ibitipoca correndo, os morros da UFJF... Estou confiante, mas prezo respeito à prova. E já fiz a do Rio de Janeiro, mas ela é praticamente plana. Essa vai ser a minha segunda maratona. Eu estou indo para terminar dentro do tempo limite, que são seis horas", revela a corredora.

Mais experiente que a esposa, Marcos Hallack, que é triatleta profissional e treinador da equipe SaúdePerformance, trata a prova como a maratona mais difícil do país. "O que vai determinar um bom resultado é a gente ser capaz de administrar o início da prova, guardando energia para para a chegada no pé da serra. Nos últimos dez quilômetros é muita subida mesmo, sem parar, e precisamos chegar ao final com um pouco de energia. Estou apreensivo, é um desafio novo, mas bastante confiante. Vai dar para terminar a prova bem e buscar um bom resultado. Apesar de já ter corrido maratona e IronMan, é a primeira vez que vou correr uma maratona de subida, é um desafio novo no país. Se 42 quilômetros normais, cada quilômetro já fica maior, imagina estes que, no final, a gente sai do nível do mar e chega a 1.600 metros. Vamos subir muito. Quem não se preparou e não souber administrar a prova com respeito, vai pagar o preço", garante.

A largada da Mizuno Uphill Marathon está prevista para as 16h30min neste sábado, na cidade de Treviso, em Santa Catarina. O trajeto irá passar pela cidade de Lauro Müller e a chegada será no mirante de Bom Jardim da Serra, através da Serra do Rio de Rastro. Os participantes irão passar em trechos das rodovias SC-447 e SC-446. A distância total é de 42.195m.

ACESSA.com - Atletas juiz-foranos v?o correr maratona de 42 km neste s?bado