Atletas juiz-foranos disputam o Aquathlon no Rio neste domingo

Os nomes que estarão na disputa pelo ranking são Antonio Ferraz, 16, e Jefferson Ferreira, 25. Já Wantuil Teixeira, 53, estará no páreo, mas de forma avulsa

Angeliza Lopes
Repórter
24/02/2016
foto

Três atletas juiz-foranos vão competir na abertura do Estadual de Aquathlon (natação e corrida) no próximo domingo, 28 de fevereiro, na Fortaleza de São João, na Urca, no Rio de Janeiro. Os nomes que estarão na disputa pelas posições do ranking são Antônio Ferraz, 16, e Jefferson Ferreira, 25, ambos treinados pela VidAtiva. Já Wantuil Teixeira, 53, estará no páreo, mas de forma avulsa, por não ser federado. A prova reveza duas modalidades, sendo 2,5 quilômetros de corrida a pé, seguidos de 1.000 metros de natação e mais 2,5 quilômetros de corrida ao final. A largada acontece às 8h, com a competição infantil, que também conta pontos para o Estadual.

Mais jovem dos competidores, Antônio Ferraz começou a disputar em campeonatos de natação, modalidade que pratica há seis anos. Ano passado ele passou a participar de provas comerciais no mar, obtendo bons resultados, conquistando a segunda colocação geral nas provas do Rei e Rainha do Mar e Aquathlon da Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro (FTERJ). "Acabei de me federar, pois minha expectativa é ser uns dos primeiros no ranking. Tenho como desafio alcançar visibilidade como atleta de ponta", afirma. O jovem tem preparo diário com duas horas de natação na piscina, uma hora de corrida, além dos treinos funcionais, na represa e alimentação balanceada.

Jefferson Ferreira também teve seus primeiros passos como atleta profissional da natação, sendo campeão mineiro nos 100 e 200 metros peito no final de 2014. No último ano ele optou por migrar para o triathlon (corrida, natação e bicicleta) e conquistou a terceira colocação em sua faixa etária no Short Triathlon no All Limits Triathon, em Belo Horizonte, e na categoria 25-29 anos no Short Rio Triathlon, no Rio de Janeiro.

foto foto

"Me federei também este ano e pretendo participar do ranking do Aquathlon, tendo como objetivo o campeonato nacional da competição que será em Brasília, em maio". Em 2015, o atleta ficou na 10ª posição geral e em primeiro lugar na faixa etária 25-29 na última etapa do circuito carioca do Aquathlon. Ele completa que faz de dois a três treinos por dia, com modalidades natação, bicicleta e corrida, separadas com sessões de treinos, semanalmente.

fotoEnquanto os dois competidores objetivam as primeiras colocações, Wantuil Teixeira, diz que seus desafio é consigo mesmo. "Não sou atleta de alto desempenho, mas tento sempre fazer o meu melhor nas provas que me proponho a competir", destaca. O engenheiro conta que começou a disputar nas corridas de rua de Juiz de Fora, passou pela corrida com obstáculos, mas queria ousar um pouco mais. Se dispondo a subir mais um degrau, ele colocou como meta aprender a nadar para o Aquathlon. Fez inscrição sem saber se conseguiria terminar a prova, mas em poucos meses conseguiu se preparar para o desafio.

"Busco novas oportunidades de me desafiar. Um confronto comigo mesmo. Este ano já estou inscrito no triathlon que será em março. Brinco que sei pedalar igual fazia quando tinha meus 15 anos. Vou no meu limite e já comecei meu preparo para o dia com pedaladas duas vezes por semana".

Inscrições

As inscrições para a prova ainda se encontram abertas e podem ser feitas diretamente no site da Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro.

ACESSA.com - Atletas juiz-foranos disputam o Aquathlon no Rio neste domingo