Seja moderninho, case por amor

Nome do Colunista Thaís Vasconcelos 14/04/2018

Foi com esse pensamento que, semana passada, aconteceu em Juiz de Fora um encontro para noivas e fornecedores de casamento com a palestra da blogueira e empresária de casamentos Manoela Cesar. Jornalista e cineasta pela UFF, Manoela Cesar é criadora do Blog Colher de Chá Noivas, e desde 2013, compartilha ideias e inspirações sobre casamentos criativos com outras noivas através do seu site de casamentos.

Manoela César defende o casamento como uma expressão do amor livre, e explica em sua palestra que nem sempre foi assim. Em uma linha do tempo baseada em suas pesquisas históricas, ela conta como o casamento evoluiu nesse sentido. Se antes, as uniões aconteciam por motivos políticos, financeiros e patriarcais, atualmente, os noivos se casam por um desejo de estar juntos, e escolhem cada detalhes do grande dia.

Em sua palestra, Manoela ainda citou algumas personalidades femininas que tiveram grande importância na história do casamento, seja através das tradições ou revolucionando ideais e pensamentos, como Maria Antonieta, a escritora Jane Austen, a rainha Elizabeth, Grace Kelly, entre outras.

Uma das histórias que mais me chamou a atenção foi a da Rainha Victoria (1819-1901), a primeira rainha inglesa a se casar por amor. Apaixonada por seu primo Albert, foi a jovem rainha quem fez o pedido de casamento. E assim, quebrou vários protocolos. No dia do seu casamento, trocou a tradicional joia da coroa por uma grinalda de flores, casando-se de branco e com véu. E ainda: a nossa tão conhecida “marcha nupcial”, nada mais é que um trecho de uma valsa criada para a peça “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Shakespeare. Com certeza, uma das maiores referências de casamentos para as noivas atuais!

Manoela Cesar conduziu a palestra de maneira leve, divertida e elegante. Com um carisma excepcional, demonstrou muito amor e conhecimento pelo mundo dos casamentos. Concluiu sua exposição sugerindo a todos os fornecedores que se preocupem mais com as particularidades de cada casal, suas preferências e personalidade, para que o casamento seja ímpar e inesquecível para cada um dos presentes, e principalmente, para os noivos.

A noite super agradável aconteceu na elegante Dubambu Eventos, com a presença dos proprietários da casa Cristina Schettino, Tonino Schettino, Maria Paula e Polyana Schettino. O evento contou com a presença de inúmeros fornecedores de casamento e parceiros, como Ana Novelino Buffet, Top Mais Eventos, New OpenBar, Toninho Aleixo, Atelier Chocoarte, Delícias da Lili, Thais Almeida Bem-Casados, Luiz Gamonal, entre outros.

Créditos: Estúdio Megazap

ACESSA.com - Seja moderninho, case por amor