Segunda fase do Vestibular da UFJF será nos dias 19 e 20 de dezembro

Por

Sexta-feira, 13 de maio de 2011, atualizada às 15h48

Segunda fase do Vestibular da UFJF será nos dias 19 e 20 de dezembro

Da Redação

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) marcou para os dias 19 e 20 de dezembro a realização da segunda fase do Vestibular 2012. O calendário é praticamente coincidente com o do ano passado, mantendo-se o mês de dezembro para aplicação dos exames.

As datas dos três módulos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) também foram divulgadas. O Pism I e II ocorrem nos dias 11, 12 e 13 de dezembro. O terceiro módulo do programa está marcado para os dias 18, 19 e 20 de dezembro.

A escolha das datas seguiu os critérios utilizados nos cronogramas dos últimos anos. A intenção é realizar as provas do Pism I e II na segunda semana de dezembro e as do Pism III e Vestibular na terceira, próxima ao Natal. Nesta época, as aulas das redes pública e particular já teriam terminado e nenhum aluno seria prejudicado. A UFJF continuará a aplicar os exames aos domingos, segundas e terças, não mais sendo utilizado o sábado no cronograma. O objetivo é driblar a necessidade de realizar exames à noite para os alunos adventistas.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que servirá novamente como a primeira fase do Vestibular, deverá ter sua data divulgada ainda na próxima semana. O Ministério da Educação considerada aplicação das provas nos dias 22 e 23 de outubro, mas a data só será confirmada com o lançamento do edital.

Já as datas das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deverão ser informadas somente no início de 2012, após a divulgação das notas do Enem. Realizado pelo Governo Federal, o Sisu substituirá o Vestibular da UFJF no preenchimento das vagas dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas e de Ciências Exatas.

Calendário Vestibular 2012 e Pism

Pism I e II

  • Provas objetivas: 11/12 (domingo)
  • Provas discursivas: 12/12 (segunda) e 13/12 (terça)

Pism III

  • Provas objetivas: 18/12 (domingo)
  • Provas discursivas: 19/12 (segunda) e 20/12 (terça)

Vestibular

  • 1ª fase - Corresponderá à nota do Enem 2011 (data a ser definida)
  • 2ª fase - Provas discursivas: 19/12 (segunda) e 20/12 (terça)

Os textos são revisados por Thaísa Hosken