Saúde e atividade fúsica durante a gravidez

Por

Sa?de e atividade f?sica durante a gravidez

Saúde e atividade física durante a gravidez

Wilma Montes 9/05/2017

Vim falar pra vocês um pouco sobre os cuidados que toda gestante deveria ter durante um período tão especial, cheio de transformações e expectativas: a gravidez!

Em primeiro lugar, assim que uma mulher descobre que está grávida precisa procurar um médico ginecologista e obstetra de sua confiança para iniciar o pré-natal. Vale ressaltar a importância, sempre que possível, do apoio e acompanhamento do companheiro ou de alguém próximo durante as consultas. Nelas a gestante será monitorada em sua saúde e a do bebê, realizará todos os exames, assim como prescrição de vacinas, vitaminas, e todo cuidado e orientação necessária até a hora do parto, minimizando riscos e complicações como, por exemplo, um parto prematuro.

É comum que a gestante receba muitas dicas de amigas e familiares, e ainda “receitinhas da vovó” para todas suas dúvidas e anseios. Isso deve ser encarado como forma de carinho e proteção, mas cuidado, siga sempre a orientação dos profissionais da saúde que estejam capacitados e atualizados para esta finalidade. Seja do nutricionista para acompanhamento da sua dieta, nada de comer por dois! Se alimente de forma consciente e saudável. Seja do fisioterapeuta para cuidar de todos os males e desconfortos musculares que as rápidas mudanças posturais acarretam. Evite exercícios sem acompanhamento, a menos que seja uma caminhada leve, benéfica para mamãe e bebê.

Os melhores métodos para cuidado da saúde física durante a gravidez e campeões de indicação médica são: a hidroginástica e o Pilates. Estes métodos não causam impactos e riscos após terceiro mês de uma gestação normal. Aquelas pacientes que já praticavam atividade física regular antes da gravidez geralmente são liberadas pelo médico para continuarem, apenas precisam adaptar sua rotina a exercícios de menor carga e intensidade.

O Pilates trará o condicionamento na medida certa. Ganho de força sem excessos, melhora da flexibilidade e ganho de equilíbrio. Irá preparar a gestante para um parto mais saudável e um retorno do corpo mais rápido. Irá prevenir e tratar dores comuns devido ao ganho de peso rápido pelo curto espaço de tempo. Trará o alívio das tensões e trabalhará ainda a respiração correta, tão importante para este momento.

Existe ainda um método dentro da fisioterapia muito eficaz, que é pouco difundido para este período da gravidez, o RPG: Reeducação Postural Global. Ele trata muitas dores provenientes das alterações posturais e as corrige. Descomprime as articulações com suas trações cervicais, lombares e alongamentos globais dentro de posturas e respirações específicas. O tratamento é de resultado rápido, geralmente o paciente sente a melhora desde a primeira sessão.

Termino aqui, mandando um abraço para todas as mamães, próximo ao nosso dia, especial para minha mamãe Mariinha Montes! E para as gestantes um beijo de grávida para grávida, já que eu caminho com muita felicidade para meu quinto mês de gravidez do segundo filho. Como fisioterapeuta, especializada em Pilates e RPG, me coloco à disposição para esclarecimento de qualquer dúvida.