Entrevista: Z? Luis - a volta do treinador Treinador chega mais experiente e querendo mostrar servi?o

Guilherme Oliveira
Colabora??o
07/03/2007

Z? Luis volta ao comando do Tupi com mais experi?ncia. Depois de ser um dos respons?veis pela volta do Galo Carij? ? primeira divis?o do futebol mineiro, ele assume o lugar de comandante e de cara tem pela frente dois jogos complicados em Belo Horizonte, contra Am?rica e Cruzeiro. Mas como ele mesmo diz "temos que estar preparados, porque as oportunidades ir?o aparecer, voc? n?o sabe o dia, a hora, o local. Elas est?o aparecendo e voc? tem que estar preparado para isso". Esse ? Z? Luis que busca o "c?u" nessa nova empreitada.

ACESSA.com - Como foi o primeiro contato com o elenco?

Z? Luis - A conversa foi direcionada para que tenhamos prazer de estar aqui, estar trabalhando, de saber que temos um companheiro ao lado que ? pai de fam?lia, que ? profissional e que est? buscando os seus objetivos e o grupo j? est? entendendo isso. J? tenho conversado com jogadores em separado, analisando algumas situa?es que a gente j? viu nos jogos em rela??o a posi??o, caracter?stica do jogador. J? conseguimos saber realmente qual ? a posi??o que o atleta joga para fazermos o simples, n?o ficar improvisando em algumas posi?es. Se o cara joga numa posi??o, temos que dar total apoio para que ele possa desenvolver o trabalho dele na posi??o que ele joga.

ACESSA.com - Quais as reais condi?es do Tupi chegar ?s finais do campeonato?

Z? Luis - N?s temos que trabalhar em cima de n?meros. Hoje, o Tupi tem condi?es de chegar no quadrangular. O alvo qual ?? O Am?rica. Que dia? S?bado, ?s 18:10h. Ent?o n?s vamos trabalhar essa semana, dia a dia, tentar mostrar isso aos atletas, que eles t?m condi?es. Eles j? passaram para mim que acreditam neles. Isso j? ? um ponto de partida excelente. Agora ? trabalhar durante a semana e fixar isso na cabe?a de cada um, que n?s temos condi?es de conseguir um grande resultado no s?bado.

Foto da apresenta??o do treinador Z? Luis ACESSA.com - Voc? estava acompanhando o Tupi nos ?ltimos jogos. Voc? j? tem uma mudan?a em mente. Por exemplo, voc? j? falou com os jogadores: isso eu n?o quero que continue do jeito que estava para o jogo contra o Am?rica?

Z? Luis - Na verdade n?s n?o podemos deixar de dizer que ? uma mudan?a. Tanto que o comando foi mudado. Ent?o, sem d?vida, qualquer atitude que a gente tome est? relacionado a mudan?a. Na forma de jogar, por exemplo, essa situa??o da gente ficar deixando os atacantes em linha de impedimento, isso j? foi uma coisa que j? foi pedido e que eu prefiro fazer o simples. Estamos com um homem na sobra, se est? dois atacantes enfiados vai sobrar o lateral e ai por diante. N?s temos que ter sempre um jogador a mais que o advers?rio no setor defensivo.

"...quando tive convite de trabalhar no j?nior eu n?o pensei pelo lado negativo, pensei pelo lado positivo. Que eu poderia trabalhar, que eu podia estar crescendo e que a qualquer momento a oportunidade ia aparecer".
ACESSA.com - Todos sabem da sua identifica??o com o clube, a cidade, uma pessoa de casa. Voc? que foi um dos respons?veis pela volta do Tupi a primeira divis?o e agora pegando o time na elite do futebol mineiro ? um reconhecimento do trabalho que voc? j? fez no clube?

Z? Luis - ? verdade. A minha identifica??o com o Tupi, com a cidade, ? muito grande. Quando n?s conseguimos o ?xito de colocar o Tupi na primeira divis?o foram questionadas muitas coisas, inclusive eu mesmo me questionei. Entendemos a posi??o da dire??o que queria uma coisa diferente, eu estava no come?o da minha carreira, como continuo ainda. S? que eu n?o abaixei a cabe?a. Eu levantei a cabe?a, procurei trabalhar, formei um grupo forte de j?nior e consegui ser campe?o. Ou seja, eu quando tive convite de trabalhar no j?nior eu n?o pensei pelo lado negativo, pensei pelo lado positivo. Que eu poderia trabalhar, que eu podia estar crescendo e que a qualquer momento a oportunidade ia aparecer. ? o que eu passo para os atletas, passo para o meu filho, n?s temos que estar preparados porque as oportunidades ir?o aparecer, voc? n?o sabe o dia, a hora, o local. Elas est?o aparecendo e voc? tem que estar preparado para isso.

*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora