Quem disse que mineiro n?o tem praia? Mesmo sem litoral, cidade sedia pela terceira vez
uma das etapas do maior evento do v?lei de praia do mundo

Fernanda Leonel
Rep?rter
13/03/2007

Mineiro n?o tem praia, tudo bem! Mas, se o assunto ? esporte, d?-se um jeito para tudo. Afinal, n?o ? todo dia que se tem a oportunidade de ser a sede, mesmo que por alguns dias, do evento classificado como o maior torneio de v?lei do mundo.

De 22 a 25 de mar?o, o Parque de Exposi?es de Juiz de Fora se transforma no palco do terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de V?lei de Praia. Bem perto de quem queira marcar presen?a, os principais atletas do v?lei de praia do pa?s. Nomes que disputam vagas nos jogos Panamericanos Rio 2007 e servem de inspira??o para muitos jovens e crian?as que sonham em seguir carreira no esporte.

"Essa ? uma das grandes vantagens da cidade ser sede. O esporte ? a oportunidade de mudan?a de vida para milhares de jovens, carentes ou n?o. Vendo de perto esses artistas que t?m boas hist?rias para contar, que s?o exemplos de garra, pode-se despertar uma paix?o ou quem sabe descobrir um talento", enfatiza M?rcia Fu (ao lado), que participou do lan?amento oficial do circuito, nesta ter?a-feira.

Ao lado do gerente regional do BB, Luis Carlos Moscardi, do prefeito Alberto Bejani, do subsecret?rio de esporte e lazer, Ricardo Wagner e da representante do setor p?blico do banco em Juiz de Fora, Rosimar Alves, Maricia Fu destacou a import?ncia do evento para a cidade. Juiz de Fora e as outros dez munic?pios que sediam as demais etapas do circuito disputaram a "sede" de uma das etapas com mais de cinco mil localidades.

volei de praia volei de praia

Leila, Shelda, Virna, Marcelo Negr?o, Ricardo e Emanuel s?o apenas algumas das estrelas que v?o conhecer as areias de Juiz de Fora e que prometem disputas de dar ?gua na boca. Vinte e quatro duplas femininas e 24 masculinas, comp?em, ao todo, o time que disputa o torneio principal da competi??o.

Circuito 2007

Juiz de Fora sedia a terceira das 16 etapas que a competi??o possui. O todo s?o 12 etapas Open e mais quatro Challenger. Na areia, os jogos v?o ser disputados em dois sets vencedores de 18 pontos sem nenhuma vantagem. Ou seja, toda bola que cair, ? ponto. De acordo com as regras para 2007, em caso de empate de 1 a 1, o terceiro ser vai ser disputado em 15 pontos, e s? acaba quando a diferen?a for superior a dois pontos.

volei de praia volei de praia

Os campe?es ol?mpicos Carl?o, Maur?cio, Paul?o e Giovane tamb?m devem estar presentes, na divulga??o da atua??o da empresa nos esportes. Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora, mais linhas saindo da regi?o central devem atuar nos dias do evento para garantir o acesso da popula??o ao local.

Durante o lan?amento da etapa do Circuito em Juiz de Fora tamb?m foi anunciado que caso a cidade seja sede do campeonato mais uma vez no ano que vem, pode ser que os jogos aconte?am em uma nova ?rea que deve ser destinada ao esporte. Segundo Alberto Bejani, o terreno que fica em frente ao Col?gio Militar, j? est? sendo analisado pelo Governo Federal para se tornar um terreno do munic?pio.

Ponto para o social

volei de praia Durante a semana do evento, a Confedera??o Brasileira de V?lei abre espa?o para as chamadas Cl?nicas, nas quais ex-jogadores da sele??o ensinam crian?as carentes a jogarem v?lei.

Esse ano, quem vai ver o ?dolo de perto s?o os atendidos pela AMAC, da Subsecretaria de Esporte e Lazer e tamb?m de algumas escolas municipais da cidade. Ainda n?o est?o definidos quais atletas participam da "Cl?nica" da terceira etapa do circuito. No ano passado, Nalbert e Luiz?o foram bater bola com os meninos e meninas do Educand?rio Carlos Chagas (foto ao lado).

No domingo, dia 25, data da grande "final" em Juiz de Fora, a Subsecretaria de Esporte e Lazer vai receber uma caixa de leite longa vida em troca de ingressos. O leite arrecadado deve ser encaminhado para a AMAC.