Sidnei, C?zar e Santos s?o os "intoc?veis" Sem levar cart?es e livre das contus?es, os tr?s foram os ?nicos
que atuaram em todos os jogos do Tupi

Guilherme Oliveira
Colabora??o
27/03/2006

Contus?es, suspens?es por cart?es s?o algumas das formas de um jogador n?o poder atuar numa partida de futebol. Manter o ritmo e participar de todos os jogos de uma competi??o n?o ? tarefa f?cil. No Tupi, o zagueiro C?zar (foto ao lado), o meia Sidnei (foto abaixo) e o lateral direito Santos s?o os ?nicos do elenco que disputaram todas as partidas do Campeonato Mineiro at? o momento.

O zagueiro C?zar, por exemplo, atuou durante os 810 minutos de jogos, nove partidas, e sequer foi substitu?do. "Eu procuro sempre visar a bola. Eu aprendi com o meu pai que era ?rbitro de futebol que o que o juiz apita dificilmente ele volta atr?s. N?o questiono a decis?o, n?o grito, chego com educa??o, aperto a m?o dele", d? as dicas o zagueiro que foi advertido duas vezes por cart?o amarelo, contra Guarani e Democrata GV.

A preocupa??o em sempre estar presente nos jogos passa a ser uma forma de garantir a posi??o. O zagueiro Samuel, por exemplo, que havia participado de todos os jogos desde que foi expulso n?o voltou mais para a equipe titular, perdendo a vaga para Domingos.

Juiz sai de campo Se o zagueiro C?zar, pela fun??o, recebe poucos cart?es. O meia Sidnei pode se destacar pela aus?ncia de les?es, isto pelo fato dele ser um dos jogadores de arma??o e estar sujeito constantemente a pancadas e chegadas mais r?spidas dos advers?rios.

"Tivemos uma prepara??o boa na pr?-temporada. N?o tive nenhuma les?o grave e durante os jogos procuro n?o reclamar com o juiz", diz o meia, que foi substitu?do na etapa final nas tr?s primeiras partidas.

J? o lateral Santos conseguiu essa fa?anha pela sua multiplicidade de fun?es, nas seis primeiras partidas ele atuou como meio de campo e desde a partida contra o Am?rica ele ? escalado na lateral direita devido a barra??o do lateral Z? Carlos.

Confira a lista de quem mais come?ou as partidas como titular

Ilustra??o das estatisticas
*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora