Uma vida inteira de amor
Casais completam Bodas de Ouro e comprovam que nem
o tempo pode acabar com o romantismo

*Colabora??o:
Renata Cristina
28/01/05

foto ilustra??o - http://www.hackwriters.com/images/wedding Em tempos de relacionamentos ef?meros, muitas vezes complicados, n?o h? quem n?o admire um casal que chegue aos 50 anos de uni?o. Desde a inf?ncia, nos vemos fascinados pela express?o "Eles foram felizes para sempre" e cultivamos esse desejo ao longo da vida.

At? mesmo os menos rom?nticos, em algum momento de sua trajet?ria, buscam um companheiro, o aconchegante "cobertor de orelhas". Assim tamb?m acontece com os animais... na floresta, os pares v?o se formando, le?o-leoa, elefante-elefoa... Alguns vivem nos moldes das est?rias infantis, como ? o caso dos monog?micos tigre, baleia, cisnei e raposa.

Mas nem no mundo animal, tudo tem um final feliz. H? casos registrados por biol?gos de "abandono de fam?lia" e at? "rejei??o de filhotes". Esses fatos se assemelham ?s tantas dificuldades do homem na vida conjugal. Apesar disso, h? exemplos contr?rios, nos quais o amor ? vitorioso. Esses casais mant?m a uni?o por mais de meio s?culo ou at? mais, servindo de exemplo para pais, m?es, filhos e netos.

Amor, eterno amor
foto ACESSA.com Os aposentados A?da e Edson Antunes (foto ao lado) est?o casados h? 56 anos e acreditam que o segredo para tantos anos de conviv?ncia est? na compreens?o. "Namoramos seis anos, casamos, temos sete filhos e 16 netos. Se o homem e a mulher n?o tiverem compreens?o e paci?ncia, n?o h? uma boa conviv?ncia", diz A?da.

O casal aponta a independ?ncia feminina, a liberdade sexual e a crise econ?mica como os principais fatores para a pouca dura??o dos relacionamentos.

foto ACESSA.com Os primos de 1? grau, Henriqueta e Jorge (foto ao lado) n?o imaginavam que o namoro de adolesc?ncia iria se transformar em um relacionamento s?lido que completou no ?ltimo dia 08, 50 anos. "Ap?s um ano de namoro, brigamos e ficamos separados por algum tempo. Quando resolvemos voltar j? marcamos o casamento", recorda Henriqueta.



foto ACESSA.com Outro exemplo de cumplicidade ? vis?vel no casal Terezinha e Jos? Tostes (foto ao lado). Eles v?o comemorar suas Bodas de Ouro no dia 05 de fevereiro e est?o preparando uma celebra??o religiosa, com direito a festa e exposi??o de fotos dos seus "melhores momentos". Tostes d? um show de romantismo ao revelar que est? pronto para mais cinquenta anos. A esposa, como n?o poderia deixar de agradecer, retribui o depoimento com um beijo.

Relacionamentos modernos
Edson faz um parelelo dos relacionamentos de sua ?poca e dos dias atuais. "O namoro ? mais aberto. As esposas est?o mais independentes e n?o precisam mais aguentar os homens", relata com bom humor. J? Tostes recorda: " O namoro muito avan?ado faz o relacionamento durar pouco. Os jovens mudaram, t?m muito mais liberdade".

Como diz o velho e s?bio ditado "a arte imita a vida e a vida imita a arte". O cinema n?o deixa de retratar essa mudan?a de comportamento nos relacionamentos modernos. Atualmente, est? em cartaz o longa americano Closer - Perto Demais que conta um pouco da viv?ncia amorosa do s?culo XXI.

O enredo retrata a hist?ria de quatro estranhos, seus encontros inesperados, paix?es instant?neas e pequenas trai?es. Mais ou menos aquilo que os maduros n?o conseguem compreender...

Para os casais mais jovens, os veteranos aconselham: "s? casem quando j? estiverem com uma carreira s?lida e encontrarem algu?m que amem de verdade", diz A?da. Solteiros de plant?o: anotem a receita e preparem-se para os pr?ximos 50 anos:

Tipos de Bodas

01 ano - Bodas de Algod?o
02 anos - Bodas de Papel
03 anos - Bodas de Trigo
04 anos - Bodas de Cera
05 anos - Bodas de Madeira ou Ferro
06 anos - Bodas de Perfume
07 anos - Bodas de L?
08 anos - Bodas de Papoula ou Cobre
09 anos - Bodas de Lou?a
10 anos - Bodas de Estanho
11 anos - Bodas de Coral ou A?o
12 anos - Bodas de Seda
13 anos - Bodas de Junquilho
14 anos - Bodas de Chumbo
15 anos - Bodas de Cristal
16 anos - Bodas de Safira
17 anos - Bodas de Rosa
18 anos - Bodas de Turquesa
19 anos - Bodas de Cretone
20 anos - Bodas de Porcelana
25 anos - Bodas de Prata
30 anos - Bodas de P?rola
35 anos - Bodas de Coral
40 anos - Bodas de Rubi
45 anos - Bodas de Platina
50 anos - Bodas de Ouro
60 anos - Bodas de Diamante
70 anos - Bodas de Cobre
75 anos - Bodas de Brilhante
80 anos - Bodas de Carvalho

*Renata Cristina ? estudante do 8? per?odo da Faculdade de Comunica??o da UFJF