• Assinantes
  • Autenticação
  • Especial Fim de Ano 2008

    Maquiagem para Réveillon pede brilho Uma forma de não errar na maquiagem para a tradicional festa de Réveillon é apostar nas cores metálicas

    Priscila Magalhães
    Repórter
    30/12/2008

    Assim como o traje para o Réveillon é escolhido a dedo, a maquiagem também precisa ser bem pensada e preparada com uma certa antecedência. As dúvidas são muitas: ela deve combinar com a roupa ou com os acessórios? Ela deve ser mais carregada, com brilho, ou mais clássica? A instrutora de maquiagem Cristina Macedo e a maquiadora Liriana Lívia dão dicas para mulheres loiras e morenas arrasarem na festa da virada.

    "Réveillon é uma festa para brilhar", diz Liriana, defendendo o uso do gliter e dos chamados "pontos de luz". "Os iluminadores fazem a diferença nessas ocasiões e podem ser usados abaixo das sobrancelhas, nas olheiras e nas laterais do rosto", explica ela. O gliter é usado em pequena quantidade e só na parte interna da pálpebra superior.

    As cores que sempre caem bem nesse tipo de festa são as metálicas, como cobre, prata e dourado. Para não correr o risco de errar, e respeitando o fato de esta ser uma festa tradicional, o ideal é combinar a cor da maquiagem com os acessórios. A combinação roupa-maquiagem também é permitida. "Apesar de ser tradicional, é uma festa mais alegre", acrescenta Liriana. A dica da profissional é para que a sombra não seja da mesma cor da roupa. "O tom sobre tom é mais indicado."

    Outra dica das profissionais diz respeito ao equilíbrio do conjunto roupa-maquiagem. Se a roupa tiver uma cor mais forte, como o vermelho, o ideal é que a maquiagem seja mais discreta e suave. O mesmo vale para o conjunto olhos-boca. "Um olho carregado, com uma sombra forte, pede a boca mais leve."

    A dica de Liriana para mulheres loiras é usar uma sombra dourada e marrom. A partir daí, o tom dos outros produtos - blush e batom - também vai puxar para o marrom. A modelo de pela morena recebeu uma maquiagem mais carregada, já que Liriana abusou da combinação de sombra preta e prata. Sendo assim, o batom e o blush foram aplicados de forma mais discreta.

    Fazendo a maquiagem

    A preparação da pele para receber a maquiagem é a mesma tanto para mulheres de pele mais clara quanto para as morenas. Para limpar, Liriana usa um fluido de limpeza e, depois, um tônico para fechar os poros e remover as células mortas. O próximo passo é aplicar um fluido matificante. Ele absorve a oleosidade, fixando a maquiagem por mais tempo. "Com essa preparação, a maquiagem fica bonita até o fim da festa."

    O acabamento da pele é feito com o corretivo, a base e o pó, nessa ordem. Liriana recomenda a utilização de um único produto que reúne esses três. "É mais prático." Na hora de passar, a dica é utilizar um pincel ou esponja, e nunca a mão, pois ela contribui para aumentar a oleosidade do rosto. A forma correta de aplicar os produtos é de dentro para fora e com movimentos ascendentes. "Assim, retarda o envelhecimento." (foto abaixo à esquerda)

    O próximo passo é corrigir a sobrancelha, respeitando seu contorno. "É um produto de cor única que se adapta ao tom de cada pessoa. A sobrancelha fica mais definida" (foto acima ao lado). Antes da sombra, a dica é aplicar um fixador específico em toda a pálpebra. A cor mais clara é aplicada primeiro, na parte interna, e a escura é colocada por fora. O que vai definir se a maquiagem vai ficar mais suave ou mais carregada é a área da pálpebra que a sombra escura vai ocupar. "O ideal é que não se veja a divisão entre as duas cores", orienta Liriana.

    A maquiadora ainda ensina que a sombra deve ser passada até o côncavo - o osso que fica logo abaixo da sobrancelha. Essa é chamada de parte móvel dos olhos. Na parte fixa é que o iluminador vai ser passado. Outra dica é prestar a atenção no limite da sombra. "Ela deve acabar entre o final do olho e da sobrancelha" (foto acima à direita). E a iluminadora deve ser sem brilho. Se a opção for por sombra preta com prata, deve-se esfumaçar bem a cor mais escura para diminuir a marcação entre as duas tonalidades.

    Se o objetivo for uma maquiagem menos carregada, o ideal é apostar no delineador esfumaçado. Assim, o traço fica mais leve. Caso contrário, a aposta deve ser no delineador líquido, que deixa o traço mais firme (foto acima à esquerda). Para finalizar os olhos, usa-se o gliter e a máscara. O primeiro deve ser usado em pequena quantidade e somente na parte interna da pálpebra (foto acima ao centro). "Ao contrário dos outros produtos, o gliter não é passado na pálpebra, mas colocado com cuidado."

    O detalhe vem com o blush, que nunca deve ser aplicado em bolinha. "O correto é passar da maçã do rosto em direção à têmpora, em pequena quantidade", orienta Liriana. Para peles negras, as cores bronze e vinho são ideais. Já as morenas devem evitar o rosa. Quem tem pele branca pode usar qualquer cor, combinando com o resto da maquiagem.

    Mesmo que gosta de brilho labial, Liriana orienta que, por baixo, deve-se aplicar um batom. "É uma forma de fixar mais o brilho. Se ele sair, a boca ainda fica colorida" (foto acima à direita).

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.