Rodoviária recebe 30 mil pessoas nos dias que antecedem o Natal. Para o Ano Novo, a expectativa é de 20 mil viajantes
*Colaboração
Final de ano é época de viajar e reencontrar a família para as comemorações do Natal e réveillon. Na última quarta e nesta quinta-feira, 23 e 24 de dezembro, o Terminal Rodoviário Miguel Mansur (avenida Brasil, 9501), em Juiz de Fora, registrou um aumento de 30 mil pessoas circulando no local, o equivalente a 300% da movimentação normal de embarque e desembarque. Para o Ano Novo, a expectativa é de um aumento de 20 mil viajantes.
Segundo o gerente da Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (Sinart) em Juiz de Fora, Alexandre Rodrigues Soares, as empresas colocaram ônibus extras para garantir o atendimento. "O Natal é um feriado família, por isso, o fluxo de pessoas é maior. Os destinos são diversificados. Para uma boa viagem, é recomendado que a pessoa chegue com 40 minutos de antecedência e que esteja com a carteira de identidade", ressalta.
Para agilizar o embarque, Soares destaca a importância de a pessoa levar na bagagem a identificação com nome, endereço e telefone. Para viagens com crianças de até 12 anos, é obrigatório o responsável portar a certidão de nascimento e autorização judicial original (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, do Estatuto da Criança e Adolescente). "Os documentos podem ser retirados no fórum, cartórios ou no Juizado de Menores", explica. Caso a criança viaje sem os pais, o acompanhante deve portar a certidão de nascimento e a comprovação documental de vínculo familiar.
*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF
Os textos são revisados por Madalena Fernandes