• Assinantes
  • Autenticação
  • Fim de Ano

    Enfeites de Natal trazem novidades aliadas à tradição Entre as novidades está o uso de pelúcias que remetem à natureza, como cães, pássaros e borboletas, além de cores diferentes das tradicionais verde e vermelho

    Aline Furtado
    Repórter
    16/11/2010

    A tradição brasileira sugere que a montagem da árvore de Natal ocorra em 8 de dezembro, quando é celebrado o dia de Nossa Senhora da Conceição. Entretanto, muitas pessoas dão início à organização da decoração natalina ainda no mês de novembro. E será que todos sabem quais são as novidades, em termos de decoração, para o Natal de 2010?

    "Muita gente opta por dar prosseguimento à tradição, que pode ser percebida no uso das cores verde e vermelho e na própria estrutura da árvore de Natal", afirma a proprietária de uma loja de artigos de decoração e presentes, Geórgia Vidal.

    Com relação às cores, há alternativas em tons diferentes dos tradicionais, como azul, roxo, lilás e rosa. "Estas tonalidades ficam muito bem quando combinadas com dourado ou prateado." Já a mudança na estrutura da árvore de Natal, Geórgia lembra que existem os tradicionais pinheiros, além de peças construídas em metal, cones e outros materiais. "O artesanal é tendência."

    Ainda em termos de inovação, uma das novidades deste ano, segundo Geórgia, é usar temas relacionados à natureza. "Como opções, temos corujas, pássaros, cães, patos, borboletas, ursos, entre outros, usados com a temática da Natal. " Um dos materiais mais usados na confecção dos enfeites é a pelúcia, que vem sendo muito usada nos últimos anos.

    Para quem não gosta de decorar a casa com a tradicional árvore da Natal, Geórgia dá algumas dicas, como a bota para colocação dos presentes, as guirlandas, além dos arranjos, que podem ser montados em móveis como mesas ou naqueles localizados em cantos da casa.

    Enfeites que resistem ao tempo

    Entre os enfeites considerados clássicos estão as bolas, as estrelas e os bonecos musicais. "O que percebemos é que os itens resistem ao passar do tempo, mas são produzidos de formas diferenciadas." As bolas, por exemplo, apresentam desenhos feitos em glitter, além de paetês e de pérolas, que conferem um ar de sofisticação.

    "Ao contrário do que muita gente pensa, os bonecos musicais são sucesso entre os idosos", destaca Geórgia. Ela lembra que uma forma de inovar é usar bonecos diferentes da figura do Papai e da Mamãe Noel, caracterizados com roupas ou cores que remetem à data.

    Um dos itens que mais representa a tradição natalina e a religiosidade da data são os presépios, que podem ser construídos de forma artesanal e utilizar materiais que remetem à natureza. "O presépio feito em resina, que lembra madeira, é bonito e está em alta."

    Pelúcia de Natal Arranjo de Natal
    Luzes

    De acordo com o gerente de uma loja de material elétrico, Marcos Paulo da Costa, o pisca-pisca é um dos itens mais procurados nesta época do ano. "O uso pode ser tanto interno, em árvores, quanto externo, em jardins e varandas."

    Costa afirma que os leds, diodos semicondutores que emitem luz quando são energizados, são econômicos e têm bom resultado com relação à capacidade de iluminação. "Além disso, outro aspecto positivo diz respeito ao fato de o material esquentar pouco, diferentemente do pisca-pisca tradicional, o que reduz o risco de curto-circuito e possível incêndio."

    Galeria de fotos

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.