• Assinantes
  • Fim de Ano
    Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012, atualizada às 12h20

    Fiscalização de fim de ano é iniciada em Juiz de Fora


    Da Redação
    natal

    Foi dado início à operação de final de ano, e mais de 60 fiscais já estão nas ruas de Juiz de Fora, a fim de garantir boas festas aos consumidores. A operação, realizada pela Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) mobiliza as oito regionais da secretaria, que abrange todas as regiões da cidade e ocorre com três frentes de trabalho: a Operação Natal Saudável prioriza a fiscalização de alimentos; a Clarear Vitrines, direcionada ao comércio e em parceria com o Procon; e a Operação Boas Festas, que combate o comércio ambulante irregular e cuida da acessibilidade em via pública.

    Enquanto a Clarear Vitrines verifica a exposição de preços e a comunicação correta sobre as formas de pagamento nas lojas, a Boas Festas tem por objetivo garantir a acessibilidade nas vias, evitando que comerciantes e vendedores ambulantes ocupem as calçadas com mercadorias e placas.

    Já a Operação Natal Saudável foca os estabelecimentos que comercializam alimentos. E neles, os produtos típicos da época ganham destaque na fiscalização. No ano passado, 124 supermercados, mercearias, lojas e padarias foram vistoriados e 65 deles receberam termo de intimação, para adequações necessárias, e oito foram multados, tendo os alimentos - 2.383kg - apreendidos e descartados.

    A equipe da SAU verifica as condições higiênico-sanitárias, acondicionamento correto - inclusive no estoque - e a exposição dos produtos típicos da época para a venda. Os congelados e resfriados recebem atenção redobrada, e neles, os fiscais observam a data de fabricação, validade e se a mercadoria está sendo mantida à temperatura indicada pelo fabricante na embalagem. Nesses casos, as multas são calculadas pela Vigilância Sanitária e a menor delas, para apreensão de alimentos impróprios para consumo, é de 600 Ufemg, o equivalente a R$ 1.500. O telefone para denúncias é o (32) 3690-7507.

    Os textos são revisados por Juliana França

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.