Viviany Anderson

Por

Viviany Anderson A atleta que já foi a melhor maratonista do Brasil, agora inicia nova fase na carreira em busca de títulos nacionais e campeonatos mundiais

Thiago Werneck
Repórter
20/12/2007

Novos desafios e a expectativa de títulos brasileiros. Depois de inúmeras vitórias em maratonas e corridas de longa distância, Viviany Anderson resolveu pedalar. A atividade que começou como diversão de fim de semana em Cataguases, se tornou motivação para iniciar carreira em outra modalidade: o duathlon.

O treinamento da nova atividade da atleta vai começar em janeiro de 2008 e com o fim da Faculdade de Educação Física, Viviany espera poder se dedicar mais ao esporte. "Fazendo curso de graduação, com outras atividades à tarde pouco eu podia treinar, mas agora vou fechar uma linha de treinamento e espero conseguir bons resultados", ressalta.

O objetivo de Viviany é conseguir uma boa colocação no Campeonato Brasileiro de Duathlon para alcançar vaga no Mundial da categoria. "A competição que define o título nacional acontece em apenas uma etapa que acontece antes de julho, vou intensificar os treinos para conseguir meu objetivo".

As poucas competições de duathlon que Viviany participou já lhe deram confiança de bons resultados. "Eu, fora de forma, treinando pouco, consegui boas colocações. Pelo que vi das outras competidoras, com treino forte tenho condições de brigar por títulos nacionais e participar de um mundial".

 

Saída por falta de motivação
A saída da maratona aconteceu por falta de motivação. Se dedicando quatro anos a modalidade, Viviany trabalhava para ir para as Olimpíadas de Sidney no ano 2000, só que mesmo com melhor tempo nacional, a classificação não ficou assegurada por causa do forte índice exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo.

 

Viviany lamenta. "Ser atleta profissional no Brasil é muito complicado. Além de ter que correr atrás de apoio e patrocínio a gente ainda enfrenta politicagem. O índice aqui exigia maratonas perfeitas, qualquer imprevisto poderia me deixar fora das Olimpíadas e foi o que aconteceu", recorda.

O desapontamento fez Viviany desanimar e largar a maratona. A corredora passou a competir em corridas de longa distância, dando preferência para as de 10 mil metros e meias maratonas. Essa nova fase continuou até 2004. "Parei de competir para ter filhos e me dedicar aos estudos", conta Viviany.

Durante esse período, até a metade de 2007, Viviany não largou os treinamentos. Embora com menos tempo e outras prioridades, a atleta seguiu participando de provas de rua em Juiz de Fora no ranking de Corridas Rústicas da cidade. "O esporte faz parte da minha vida, não consigo largar. Dois dias sem praticar uma atividade física já me sinto mal, não consigo parar", revela.

E foi em setembro de 2007, em um final de semana em Cataguases, que Viviany Anderson voltou a ter vontade de competir. Um amigo lhe chamou para fazer mountain bike e as pedaladas atraíram a atleta. "Eu chego a pedalar até 80 km em um dia e gostei tanto que até participei de uma competição por lá, mas achei muito perigoso, principalmente na hora das descidas em alta velocidade", conta.

O resultado dessa única prova em mountain bike foi o título de Viviany. "Eu pouco treinei para competição e consegui a vitória contra algumas atletas fortes e vi que podia me dar bem com treinamento mais específico. Mas achei perigoso e não apostei na modalidade".

Mas par não largas a bicicleta, veio a idéia de se especializar no duathlon. "Entrei por entrar na Copa Thiago Machado dos Santos de Triathlon e acabei vencendo a etapa de setembro. Isso me animou e, além disso, as pedaladas são no asfalto sem as descidas em pistas cheias irregulares como no mountain bike".

O começo na nova modalidade encheu Viviany de gana pela vitória. "Fiquei tão desmotivada, mas agora essa vontade de competir, ganhar e me esforçar para ser a melhor, está de volta. O duathlon tem provas muito técnicas e essa é uma das minhas características", conta.

Apesar do retorno as competições, Viviany crítica a desvalorização da mulher na modalidade. "Acho um absurdo os prêmios das provas masculinas serem maiores do que da feminina. Falta valorizar as atletas, se não tem um bom prêmio não vou para competição longe da cidade, para me desgastar de graça. Isso tem que mudar", defende.

 

Projetos para 2008
Nesse fim de 2007, Viviany vai continuar pedalando para em janeiro começar nova fase de treinos em forma. A atleta vai se filiar a federação de triathlon do Rio de Janeiro, para conseguir ranqueamento no duathlon. As competições e planos de treinamento ainda vão ser pensados junto com seu novo treinador Marcos Hallack.

 

Atualmente Viviany mora em Juiz de Fora de segunda a sexta e nos finais de semana está em Cataguases. A rotina da atleta pode mudar e a expectativa é de títulos para Juiz de Fora. Ela deixa seu recado para fãs, admiradores e torcedores. "Aqueles que gostam da Viviany Anderson podem aguardar porque ela vai voltar a subir no pódio de grandes competições e estou certa de conseguir bons resultados".